Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Alivie a sua rotina de limpeza e dei...

Alivie a sua rotina de limpeza e deixe de "limpar demasiado" estes itens

Roupa que usou apenas uma vez, louça e candeeiros são alguns dos exemplos que poderá deixar de limpar tantas vezes, segundo revela a plataforma Ekonomista.

Alivie a sua rotina de limpeza e deixe de "limpar demasiado" estes itens
Notícias ao Minuto

12:43 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza

Quando se trata de limpezas em casa, há coisas que deve mesmo limpar todas as semanas. Contudo, há certo itens que poderá não "limpar demasiado", segundo informa o Ekonomista. Ter uma casa limpa e organizada é o desejo de todos, mas isso não significa que terá de roubar (mais) tempo para isso, quando poderia gastá-lo noutras atividades. 

Em suma, fazer limpeza e manter a casa organizada, sim, mas de forma sensata para que não perca o seu tempo apenas a cuidar da casa. Como? A plataforma especialista em soluções para a casa, diz-lhe.

Roupa que usou apenas uma vez

A verdade é que lavar demasiado a roupa acaba por desgastar os tecidos e deixar as cores com um aspeto desbotado. E no caso da roupa nova, a situação muda. Contudo, recorde-se, antes de a vestir, deverá primeiro lavá-la. 

Por isso, à exceção de roupas que estão transpiradas, como é o caso da roupa do ginásio, as camisas e camisolas, meias e a roupa interior, há outras que não precisam de ser lavadas sempre que as usa.

Louça

Antes de colocar a louça na máquina passa-a por água? Deixe-se disso. Passar a louça por água antes de a colocar na máquina de lavar é desperdício de tempo, de água e de energia, afirma o Ekonomista. Basta que limpe bem todos os restos de comida com um guardanapo ou folha de papel da cozinha e deixar o detergente e a máquina fazerem o resto.

Candeeiros

Para a plataforma, os candeeiros são, definitivamente, uma das coisas que está a limpar demasiado. Uma vez por mês é mais do que suficiente para fazer esta limpeza.

Casacos

Apesar de serem usados com muita frequência, os casacos poderão ser lavados de três em três meses. Mas caso o cheiro do casaco o incomodar, há uma mistura simples e caseira que elimina os odores.

Como tirar cheiro da roupa sem lavar

Num frasco com borrifador, misture 400 ml de água, 50 ml de vinagre de vinho branco e mais 50 ml de álcool. Borrife toda a roupa com a solução e deixe secar naturalmente.

Cortinas

Sabia que basta lavar as cortinas uma vez por ano? Salvo raras exceções quando situações de acidente e nódoas surgirem de repente.

Cobertores, mantas e edredons

A não ser que estejam em cima da sua cama, não há necessidade de lavar os cobertores, mantas e edredons, com muita regularidade. Basta que lave semanalmente apenas a roupa de cama mais leve, que está em contacto direto com a pele. 

Sofás e tapetes

Para fazer uma manutenção mais regular de tapetes e sofás, deve aspirar semanalmente e apenas limpar uma vez por mês com um pano humedecido em água e detergentes próprios. Já uma limpeza mais profunda deverá ser feita uma vez por ano, por profissionais.

Despensa

Basta limpar esta zona da cozinha duas vezes no ano. Segundo o Ekonomista, a despensa não exige grande manutenção de limpeza, desde que consiga manter a ordem regularmente. Para isso, deverá esvaziar as prateleiras, deitar fora o que está fora do prazo de validade e limpar tudo com um pano com álcool.

Leia Também: Como limpar os vidros e janelas lá de casa, segundo profissionais

Campo obrigatório