Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Truques do sal de cozinha que ultrap...

Truques do sal de cozinha que ultrapassam as barreiras da culinária

Tirar o mau cheiro dos sapatos, compressas para reduzir o inchaço dos olhos e manter as flores naturais bonitas por mais tempo são alguns dos poderes que o sal possui, além de dar sabor às refeições. Ora veja.

Truques do sal de cozinha que ultrapassam as barreiras da culinária
Notícias ao Minuto

14:00 - 23/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Sal

A verdade é que existem muitos usos para o sal de cozinha que ultrapassam as barreiras da culinária, começa por revelar o Ekonomista. Quimicamente falando, o sal é uma reação entre um ácido e uma base que, quando dissolvidos em água, liberam um catião e um anião diferente. No entanto, o sal tem mesmo vastas utilidades na rotina de uma casa. Mas o que este mineral tem de especial, além de dar sabor às refeições? A plataforma especialista em soluções para a casa diz-lhe.

Tira o mau cheiro dos sapatos com sal

Para quem sofre com odor desagradável nos sapatos, o sal de cozinha pode ser a solução, afirma o Ekonomista.

Assim, para eliminar o mau cheiro dos calçados, coloque um pouco de sal no seu interior e deixe atuar por cerca de 30 minutos. De seguida, descarte o sal e está feito. Isto acontece porque o sal é capaz de impedir a proliferação das bactérias responsáveis pelo mal cheiro.

Compressas com sal para reduzir inchaço dos olhos

O sal também é um bom aliado para aliviar as olheiras. Basta dissolver um pouco de sal em água quente e, depois, com a ajuda de uma toalha, compressas de algodão ou mesmo cotonetes, passar a mistura sobre as olheiras. Neste caso, o sal tem características que vão esticar a pele e ajudar a diminuir o inchaço.

Sal para manter as flores naturais bonitas por mais tempo

As suas flores lá de casa não duram o tempo que queria? Não desespere, o sal de cozinha também pode ajudar neste desafio. A próxima vez que colocar as flores na jarra com água, acrescente também um punhado de sal. Isto vai fazer com elas pareçam acabadas de colher e colaborar para que vivam por mais tempo, segundo revela a plataforma.

Sal de cozinha para limpar e desinfetar a esponja da cozinha

Uma boa ideia para prolongar a vida útil às esponjas da cozinha, é utilizar o sal para promover uma desinfeção. Para isso, mergulhe as esponjas numa solução de um quarto de chávena de sal para 1 litro de água. Deixe atuar durante 10 minutos e, depois, seque-as ao ar ou com a ajuda de um secador. 

Sal para tirar gordura da panela

Desengordurar tachos, panelas e frigideiras pode ser uma tarefa mais simples se tiver sal de cozinha à mão. Basta espalhar uma boa quantidade de sal e deixar descansar por alguns minutos. De seguida, utilize papel para retirar o excesso de gordura e finalize com a lavagem.

Tirar manchas dos móveis com sal

Para as situações em que as manchas já estão instaladas, faça uma mistura de óleo vegetal com sal de cozinha e passe sobre a área que quer limpar. Deixe a mistura agir por duas horas e esfregue bem para retirar o excesso. É o fim das nódoas difíceis nos móveis, afirma a plataforma.

Prolongar o tempo de utilização das velas

Isto porque a solução salina impede que a cera da vela escorra rapidamente, revela o Ekonomista. Por isso, quando comprar as velas, antes de usá-las, deixe-as imersas numa solução de água com sal durante um par de horas. Seque bem cada uma das velas e acenda-as sem preocupações.

Afastar formigas com sal

Por último, mas não menos útil, eis como manter as formigas longe da sua casa. Espalhe sal de cozinha em pequenas áreas da casa, como armários e janelas, e livre-se das visitas indesejadas.

Leia Também: Espremedor, coador e mais oito utensílios de cozinha que tem mesmo de ter

Campo obrigatório