Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Quer limpar o calcário como um profi...

Quer limpar o calcário como um profissional? Eis quatro soluções caseiras

Apesar de ser um problema comum em praticamente todos os lares, a verdade é que nem sempre sabemos como o eliminar. Contudo, não desespere, pois limpar o calcário é bem mais fácil do que imagina e não exige muito esforço físico ou financeiro.

Quer limpar o calcário como um profissional? Eis quatro soluções caseiras
Notícias ao Minuto

11:59 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Calcário

Por mais arrumada e limpa esteja a sua casa, é sempre difícil evitar o aparecimento de calcário. Geralmente, isto acontece quando o material das louças e cromados, por exemplo, está em contacto constante com água, explica o Ekonomista. E apesar de ser um problema comum em praticamente todos os lares, a verdade é que nem sempre sabemos como o eliminar. Contudo, não desespere, pois limpar o calcário é bem mais fácil do que imagina e não exige muito esforço físico ou financeiro. Como? A plataforma especialista em soluções para a casa diz-lhe.

Com vinagre

Sabia que o vinagre de vinho branco pode e deve ser utilizado diretamente no interior dos aparelhos que contenham calcário (misturando-o com água)? Basta colocar a mistura e deixá-la a atuar por, pelo menos, duas horas. Depois volte a lavar.

Já no caso das máquinas de lavar, deverá colocar o vinagre no compartimento do detergente e programar a máquina para uma lavagem normal, só que sem carga alguma.

Sumo de limão

Para limpar calcário experimente também o sumo de limão, que é ideal para torneiras e cromados, salienta o Ekonomista. Para isso, deverá enxaguar um pano num alguidar com sumo de limão, água e vinagre de vinho branco. Embrulhe o pano à volta do material afetado e garanta que se mantém bem junto ao respetivo material.

Deixe o pano atuar durante pelo menos uma hora e depois tire-o. Limpe agora a zona afetada com um pano limpo e esfregue eventuais pedaços que não tenham desaparecido totalmente com a ajuda de uma esponja.

Boro

Experimente fazer uma mistura de três medidas de vinagre de vinho branco com partes iguais de boro e despejá-la na zona afetada. Depois de criar uma espécie de pasta, deixe-a atuar durante pelo menos duas horas. Isto vai permitir que o mineral se dissolva. Depois, ainda com a mistura na zona com calcário, deverá esfregá-la com uma escova. Resta-lhe enxaguar tudo com água. Esta receita é especialmente eficaz para limpar calcário da sanita e de outras louças sanitárias, faz notar a plataforma.

Sal e vinagre

Quando o vinagre por si só não está a cumprir com o objetivo, recorra ao sal. Como? Prepare uma mistura de vinagre, água e uma pitada de sal. Leve esta mistura ao lume e deixe ferver. Isto vai fazer com que o preparado mantenha as suas propriedades durante 12 horas consecutivas, saliente-se.

Leia Também: Quer limpar a casa como os anfitriões do Airbnb? Eis os seus truques

Campo obrigatório