Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Janelas eficientes poderão ajudá-lo ...

Janelas eficientes poderão ajudá-lo a poupar (mais) eletricidade

Trocar as janelas ineficientes por mais eficientes com etiqueta energética é um investimento que pode reaver o prazo útil de vida das mesmas. E, assim, poderá gastar menos energia e poupa o ambiente, a saúde e a carteira.

Janelas eficientes poderão ajudá-lo a poupar (mais) eletricidade

A verdade é que a maior parte das janelas em Portugal são em vidro simples e de fraca qualidade. Por isso, trocar as janelas ineficientes por mais eficientes com etiqueta energética é um investimento que pode reaver o prazo útil de vida das mesmas. E, assim, poderá gastar menos energia e poupa o ambiente, a saúde e a carteira, afirma a DECO Proteste.

Segundo a defesa do consumidor, a forma mais eficaz de combater o problema de janelas pouco eficientes passa por renová-las, substituindo as antigas por novas, capazes de proporcionar um maior conforto de utilização. Paralelamente, apresentam ainda um maior isolamento acústico e níveis de estanquidade ao ar mais elevados.

Uma janela eficiente contribui para aumentar o isolamento térmico e acústico das casas. Além disso, contribuem para uma correta ventilação dos espaços. E quanto maior a sua resistência térmica, melhor, dá conta a DECO.

Assim, são menos permeáveis à passagem de calor e não existem tantas perdas para o exterior, sobretudo no inverno, altura em que gastamos mais energia para aquecer a casa. O mesmo acontece no verão, pois janelas mais eficientes limitam a passagem de calor do exterior para o interior, ajudando a evitar o sobreaquecimento dos espaços.

Contudo, esta intervenção pode representar um investimento avultado para algumas famílias. Assim, além dos apoios, como o projeto 'Casa Eficiente' e o programa 'Edifícios + Sustentáveis', há pequenos truques que podem ajudar a mitigar a ineficiência das janelas.

Por exemplo, se o sistema de abertura assim o permitir, poderá isolá-las melhor colocando fitas de isolamento no perímetro da janela. Também é possível reforçar o isolamento térmico das caixas de estore, através da colocação, no seu interior, de materiais isolantes como a lã de rocha, o EPS ou o XPS.

Diagnóstico das janelas instaladas?

Para a DECO, é importante pedir o conselho de um profissional especializado. Isto porque através de um diagnóstico às condições de exposição solar e às janelas instaladas, o profissional avalia a necessidade de vidros diferenciados.

Peça também as características técnicas da janela, que vêm com a marcação CE, o que permite comparar janelas de vários materiais e tipologias. Ao pedir orçamentos, pergunte também pela etiqueta energética de cada janela e utilize-a para comparar os níveis de desempenho energético de cada solução.

Para a instalação, escolha alguém que saiba o que está a fazer, salienta a DECO. Por isso, pesquise por empresas que cumpram a marcação CE e que tenham aderido à etiqueta energética.

Leia Também: Como escolher uma empresa para instalar janelas eficientes em casa?

Campo obrigatório