Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Lar Conselhos Dia Mundial da Alimentação: Como pou...

Dia Mundial da Alimentação: Como poupar enquanto cozinha?

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra amanhã, dia 16 de outubro, a Selectra explica-lhe quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e como poupar enquanto cozinha. Ora veja.

Dia Mundial da Alimentação: Como poupar enquanto cozinha?

A verdade é que a cozinha é a divisão responsável por gastar 40% da energia consumida na maioria das casas. E, segundo a Selectra, este valor só tende a aumentar se o consumo não for feito de forma sustentável e eficiente. De acordo com o comunicado enviado hoje ao Notícias ao Minuto, a empresa especialista em tarifas de eletricidade e gás explica que ao utilizar os eletrodomésticos adequados, preparar várias refeições ao mesmo tempo ou escolher os utensílios com que vai cozinhar poderá influenciar o valor das suas faturas de energia. Assim, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra amanhã, dia 16 de outubro, a Selectra explica-lhe quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e como poupar enquanto cozinha.

Como já referido, é na cozinha que se tende a gastar mais energia elétrica, isto porque é nesta divisão que se encontram os eletrodomésticos com as potências mais elevadas. Mas qual será o custo que implica utilizar cada um deles?

Notícias ao Minuto
© Selectra  

Segundo a Selectra, de todos os aparelhos que servem para confecionar comida, o micro-ondas é o mais económico, independentemente da tarifa energética que tenha contratada. Porém, se tiver de utilizar o forno ou a placa elétrica, o mais aconselhável é fazê-lo nas horas de vazio (22h-8h) no caso de uma tarifa bi-horária, e preparar logo várias refeições. Mas como posso poupar mais?

Escolher eletrodomésticos (mais) eficientes

Sabia que trocar um aparelho com a etiqueta energética C para um de classe A pode levá-lo a poupar entre 30 a 60% de energia? Isto porque ao optar pelos da primeira categoria, vai contribuir para a diminuição do valor da sua fatura de energia.

Troque o forno pelo micro-ondas

Trocar o forno pelo micro-ondas para confecionar e aquecer pequenas refeições, poderá valer-lhe uma poupança de aproximadamente 60 a 70% de energia. Este eletrodoméstico consegue ser muito eficiente, principalmente quando o objetivo é o de poupar energia, revela a Selectra.

Aposte numa panela de pressão

A verdade é que uma panela de pressão confeciona as refeições mais rápido do que as outras panelas. Mais ainda, consegue poupar também energia, pois tem a capacidade de aproveitar o máximo do calor do fogão, no menor tempo possível.

Cubra os tachos e panelas

Opte por panelas e tachos com fundo térmico, de preferência planos, e cubra-os com as devidas tampas enquanto cozinha, explica a Selectra. Desta forma, evita a perda de calor do fogão e demora menos tempo a atingir a temperatura desejada, conseguindo assim cozinhar mais rapidamente.

Utilize o tamanho certo do fogão

Se tem um fogão de indução ou de vitrocerâmica, escolha a zona do fogão ajustada ao tamanho da panela com que vai cozinhar. Isto porque ao utilizar o tamanho adequado, consegue rentabilizar o máximo de energia, ao contrário de uma panela de tamanho superior que irá desperdiçar energia durante o processo. 

Leia Também: Inflação na OCDE acelera para 4,3% devido à energia e alimentação

Campo obrigatório