Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Crédito à habitação Crédito à habitação. Já ouviu falar ...

Crédito à habitação. Já ouviu falar do Mapa de CRC?

O Mapa de CRC é um dos documentos obrigatórios para a obtenção de financiamento, tal como por exemplo, quando solicita um crédito à habitação para comprar casa. Em suma, este documento trata-se de um resumo dos empréstimos solicitados a instituições financeiras.

Crédito à habitação. Já ouviu falar do Mapa de CRC?

Em poucas palavras, o Mapa de CRC é um dos documentos obrigatórios para a obtenção de financiamento, tal como por exemplo, quando solicita um crédito à habitação para comprar casa. De acordo com João Miguel, responsável pela secção 'Finanças' no Portal Imovirtual, é aqui que constam todos os dados dos créditos que uma pessoa tem ativos (créditos efetivos), e os que poderá vir a ter (créditos potenciais). Ou seja, trata-se de um resumo dos empréstimos solicitados a instituições financeiras. Segundo o especialista em finanças, a CRC também contém informação sobre declarações de insolvência emitidas pelos Tribunais.

De acordo com o Banco de Portugal, pertencem à categoria créditos efetivos, os empréstimos para aquisição de habitação, para aquisição de automóveis, de mobiliário e de outros bens de consumo ou serviços, e para aquisição de títulos (ações, obrigações, entre outros).

Nesta categoria fazem ainda parte o desconto de letras e outros efeitos comerciais, descobertos em contas bancárias, operações de locação financeira (leasing) e de factoring, e montantes utilizados de cartões de crédito, informa João Miguel.

Por sua vez, na categoria de créditos potenciais, pode-se contabilizar os montantes não utilizados de cartões de crédito, as linhas de crédito contratadas, as garantias prestadas pelas entidades participantes, as fianças e avales, e ainda outras facilidades de crédito suscetíveis de serem convertidas em dívidas efetivas. 

De realçar que o Mapa de CRC é gratuito e poderá ser obtido através do 'site' ou num posto de atendimento ao público do Banco de Portugal ou pelo correio, pelo titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar. Os particulares podem ainda fazer o pedido através da Internet, no Portal das Finanças.

Leia Também: Crédito habitação: O que é uma FINE e como saber lê-la?

Campo obrigatório