Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º
Lar Eficiência energética Painéis solares em edifícios do Gran...

Painéis solares em edifícios do Grande Porto: Quando abre o concurso?

O projeto 'Porto Solar Metropolitano', desenvolvido pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto), prevê a instalação de 4,2 MWp de energia solar fotovoltaica em 79 prédios localizados na Invicta, numa primeira fase. O concurso será lançado até ao final do ano.

Painéis solares em edifícios do Grande Porto: Quando abre o concurso?

São 79 edifícios espalhados por nove dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) que irão passar a ter painéis solares nos telhados, a partir do próximo ano, num investimento de 5,6 milhões de euros. De acordo com a revista Edifícios e Energia, que avança com a notícia, esta ação está inserida no projeto 'Porto Solar Metropolitano', desenvolvido pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto), e prevê a instalação de 4,2 MWp de energia solar fotovoltaica em 79 prédios localizados na Invicta, numa primeira fase. O concurso será lançado até ao final do ano.

Segundo a revista, o objetivo é promover as energias renováveis e a geração de energia elétrica para autoconsumo em edifícios com grande consumo energético. Assim, o programa pretende chegar a 79 edifícios públicos, situados em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde, já no próximo ano, escreve a revista.

Nesta primeira fase, fazem ainda parte do consórcio, as empresas municipais Varzim Lazer (Póvoa de Varzim), MaiAmbiente e Espaço Municipal (Maia) e a LIPOR. “O objetivo é agregar o maior número de instalações para que o efeito de escala em termos financeiros tenha maior atratividade para as entidades adjudicantes”, avança.

Outro dos motivos está no modelo contratual para um período de 12 anos. A fórmula assemelha-se aos contratos de desempenho energético promovidos pelas empresas de serviços energéticos (ESE), no qual as entidades participantes “não fazem qualquer investimento [inicial] na instalação, mas beneficiam diretamente da energia produzida localmente”.

Segundo estimativas da AdEPorto, o Porto Solar Metropolitano resultará na geração anual de 6,2 GWh de energia elétrica, o que vai permitir uma poupança estimada de cerca de 800 mil euros e evitar a emissão de 2.250 toneladas de gases com efeito de estufa.

Leia Também: Eficiência energética. ADENE identifica mais de 2.300 melhorias nas casas

Campo obrigatório