Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Mercado Agentes Valor do mercado imobiliário interna...

Valor do mercado imobiliário internacional cresceu 5% em 2020

No ano passado, o valor do mercado imobiliário internacional alcançou os 326,5 biliões de dólares. Este crescimento foi impulsionado pelo setor residencial, que representou 79% do total do valor, segundo informa a Savills.

Valor do mercado imobiliário internacional cresceu 5% em 2020

O valor de todos os imóveis do mundo alcançou os 326,5 biliões de dólares (aproximadamente 277,97 biliões de euros no câmbio atual)  em 2020. De acordo com o mais recente relatório 'The total value of global real estate' divulgado pela consultora imobiliária Savills, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, este valor traduz um aumento de 5% face aos níveis observados no ano de 2019.

Segundo os mesmos dados, este crescimento foi impulsionado pelo setor residencial, que representou 79% do total do valor do mercado imobiliário internacional. Verificou a subida de 8% durante o ano, para os 258,5 biliões de dólares (223,58 biliões de euros).

Dessa forma, os ativos imobiliários são os que mais têm valor globalmente face a todas as ações globais e títulos de dívida combinado e vale quatro vezes mais que o PIB mundial, refere a Savills. 

Valor do mercado residencial representa 79% do total

De acordo com os dados divulgados pela consultora, a China é a mais valiosa do mercado residencial internacional e representa agora 30% do total. Aqui, o valor total residencial cresceu 13%, em 2020, impulsionado assim um forte crescimento dos preços das casas e da oferta habitacional.

Na verdade, apenas dez países, como a China, EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Coreia do Sul, Canadá, Itália e Austrália, compõem 75% do residencial global total.

A nível regional, a riqueza residencial mais significativa está concentrada na Europa e na América do Norte, representando 43% do valor.

Imobiliário comercial desce 5%

Por outro lado, revela ainda o mesmo relatório, o valor total de imobiliário comercial global caiu 5% em 2020, para os 32,6 biliões de dólares (28,20 biliões de euros).

Os EUA são o maior mercado global neste segmento, representando 27% do valor imobiliário comercial global, seguido pela China, com 16%, e pelo Japão (6%).

Ainda assim, a Savills prevê que o imobiliário comercial global vai mais uma vez atingir novos máximos até o final deste ano, subindo cerca de 5% até dezembro. Isso vai reverter  as quedas de 2020 e empurrar o valor comercial total para os 34,3 biliões de dólares (29,67 biliões de euros) no fim de 2021.

Leia Também: Mais insolvências no imobiliário não trava a criação de novas empresas

Campo obrigatório