Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Investimentos Fantasia Holdings e o mercado imobil...

Fantasia Holdings e o mercado imobiliário da China

O artigo de opinião que se segue é da autoria da Allianz Global Investors (AllianzGI), uma empresa global de gestão de investimentos com escritórios em mais de 20 localidades em todo o mundo.

Fantasia Holdings e o mercado imobiliário da China
Notícias ao Minuto

14:56 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa China

"A notícia de que a empresa imobiliária da China, Fantasia Holdings, não cumpriu um pagamento de uma obrigação, trouxe de volta o setor imobiliário da China às manchetes dos media. Este incumprimento aumentou os 'temores' de que pode haver um efeito de contágio mais amplo após a situação de Evergrande.

Em primeiro lugar, alguns antecedentes sobre a Fantasia. Esta é uma empresa imobiliária muito menor do que a Evergrande. Ocupava a 60.ª posição numa lista de vendas de propriedades contratadas na China no primeiro trimestre de 2021. Tem um passivo total de 12,9 mil milhões de dólares (aproximadamente 11,12 mil milhões de euros no câmbio atual) face aos 304 mil milhões de dólares (262 mil milhões de euros) da Evergrande e, deste, cerca de 4,7 mil milhões de dólares (4,05 mil milhões de euros) em obrigações locais e offshore em circulação em comparação com os 27,6 mil milhões de dólares (23,79 mil milhões de euros) da Evergrande.

Além disso, a Fantasia não é uma 'notícia nova' para os participantes do mercado local. Tanto as obrigações como as ações da Fantasia têm sido negociadas a níveis difíceis nas últimas semanas. Portanto, uma situação predeterminada não é inesperada.

É este 'o momento Lehman' da China?

Naturalmente, uma questão-chave é se esta notícia Evergrande e Fantasia é 'a ponta do iceberg', o que indica um potencial de debilidade significativa nos valores do setor imobiliário residencial, o que por sua vez pode conduzir a um impacto sistemático mais amplo para o setor financeiro, isto é, é este 'o momento Lehman' da China?

Vemos esse cenário como extremamente improvável. Para começar, um ponto-chave é que as autoridades dos EUA estavam a tentar salvar o Lehman. Na verdade, passa-se o contrário na China, as autoridades estão a tomar uma decisão ativa para permitir que as empresas altamente endividadas quebrem.

A intenção é evitar um novo aumento da alavancagem no setor imobiliário, que há muito é visto como uma fonte de risco económico. Outra diferença importante é que o Lehman aconteceu num momento em que muitas outras grandes instituições financeiras dos EUA também enfrentavam problemas. Vemos pouco risco de fraqueza sistémica no sistema bancário da China.

É claro que a repressão das empresas imobiliárias vai ter algum impacto económico. O crescimento do PIB da China provavelmente vai desacelerar na região de 7 a 8% em 2021 como um todo, face às expectativas de 8,5% ou mais no início do ano.

Serão apoiados os compradores de casas particulares (...) mas estão preparados para deixar que as próprias empresas fracassem.

Em termos de impacto nos mercados, as Ações China A estão atualmente fechadas para o feriado da Semana Dourada e só reabrem na sexta-feira. Mas podemos ter uma ideia da reação das ações listadas no exterior em Hong Kong, que tem estado aberto esta semana. Tem-se registado alguma debilidade nas ações de empresas imobiliárias da China, normalmente na faixa de 3% a 7%. Em geral, o Índice Hang Seng caiu cerca de 2% (refletindo principalmente a debilidade nos mercados de valores globais). E a moeda da China mantém-se estável. Portanto, não há uma sensação visível de pânico ou stress localmente.

Olhando para o futuro, é difícil dizer por quanto tempo as autoridades manterão essa pressão sobre o setor imobiliário. Nos últimos dias, deixaram claro que serão apoiados os compradores de casas particulares (aqueles que pagaram fundos à Evergrande, por exemplo, mas a sua propriedade ainda não foi construída), mas estão preparados para deixar que as próprias empresas fracassem.

Acreditamos que é provável que prolonguem um pouco mais o período de ajuste para impedir a assunção excessiva de riscos no futuro. Em resultado disso, devemos esperar notícias mais negativas sobre o setor.

As notícias da Fantasia não mudam a nossa visão geral. O setor imobiliário é pequeno nos mercados de ações da China (cerca de 2% da maioria dos índices). A desaceleração económica aumenta a possibilidade de vermos mais medidas de flexibilização das políticas em áreas não específicas do setor imobiliário (política monetária mais flexível, gastos com infraestrutura) nos próximos meses.

E, em última instância, a data mais importante no horizonte é o Congresso do Partido no final do ano que vem, quando o presidente Xi Jinping procurará um terceiro mandato. Antes disso, é muito provável que sejam tomadas medidas para garantir um resultado tranquilo."

Leia Também: Grupo imobiliário chinês Fantasia falha pagamento de 206 milhões

Campo obrigatório