Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º
Finanças Crédito à habitação Crédito habitação: O que é uma FINE ...

Crédito habitação: O que é uma FINE e como saber lê-la?

A FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) consiste num documento que é entregue pelo banco ao cliente que solicita um crédito à habitação, contendo todas as condições da proposta de financiamento. Só através deste documento é que conseguirá analisar e comparar as propostas de diversas entidades bancárias.

Crédito habitação: O que é uma FINE e como saber lê-la?

Pedir um empréstimo para comprar casa é a realidade de muitos portugueses quando pensam em comprar casa. Mas, por muito que seja tentador aceitar a primeira proposta de financiamento que lhe aparece, garantir que tem as melhores condições poderá valer-lhe uma grande poupança, começa por revelar o ComparaJá.pt. Por isso, o mais aconselhável será primeiro comparar as condições de várias instituições financeiras. Como? Pela proposta apresentada pelo banco, chamada FINE.

O que é uma FINE?

De acordo com a plataforma especialista em soluções para a casa, a FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) consiste num documento que é entregue obrigatoriamente pelo banco ao cliente que solicita um crédito à habitação, contendo todas as condições da proposta de financiamento.

No fundo, trata-se de um documento informativo que contém todas as condições, como o spread, a TAEG, a prestação mensal, entre outras. Só através deste documento é que conseguirá analisar e comparar propostas de diversas entidades bancárias.

Quais as partes constituintes de uma FINE e como entender cada uma?

Uma FINE é constituída essencialmente por duas partes e por dez secções:

1 – Identificação da instituição financeira

O primeiro elemento da FINE diz respeito ao nome, contacto e endereço do banco. Nesta secção estarão ainda identificados os intermediários de crédito intervenientes no processo.

2 – Principais características do empréstimo

Segue-se o montante e o prazo do empréstimo que o consumidor pediu ao banco, bem como o tipo de crédito, a taxa de juro e a indicação do MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), sendo que este último diz respeito ao custo total do crédito para o consumidor. Nesta secção devem também constar as garantias exigidas pelo banco, bem como o valor presumido do imóvel.

3 – Taxas de juro e outros custos

Nesta parte consta a indicação da TAEG aplicada ao empréstimo, bem como da TAN e das comissões a pagar ao banco. Geralmente, também é nesta secção que constam os seguros exigidos pela instituição financeira, faz notar o ComparaJá.pt.

4 – Informação relativa às prestações mensais

De seguida, poderá ler-se qual o número de prestações mensais do empréstimo, a respetiva periodicidade e o montante indicativo da mesma.

5 – Obrigações adicionais

Esta secção da FINE indica quais são as obrigações que o consumidor tem de cumprir para poder beneficiar das condições do empréstimo que estão a ser oferecidas pelo banco. Ou seja, trata-se de uma descrição dos produtos bancários que é necessário que o cliente contrate para ter uma bonificação no spread.

6 – Reembolso antecipado

Se for dada a possibilidade de fazer uma amortização no montante do empréstimo, é nesta parte da FINE que estará essa indicação, bem como os prazos para iniciar este procedimento.

7 – Características flexíveis

Segundo a plataforma, numa FINE que possua esta secção deve constar a possibilidade de o cliente poder transferir o crédito habitação para outro banco mediante um aviso prévio.

8 – Consequências do incumprimento

Nesta área, descrevem-se as consequências da falta de pagamento das prestações mensais, nomeadamente a taxa de juro de mora a aplicar.

9 – Vendas associadas facultativas

Aqui, indica-se qual a TAEG que ficou aplicada ao empréstimo mediante a contratação de outros produtos e serviços financeiros do banco.

10 – Quadro de reembolso

Por fim, surge a secção que permite ao cliente saber quanto vai pagar de amortização de capital, de juros, de impostos e de seguros. No fundo, esta última parte serve para o cliente ficar a par do valor indicativo das suas prestações e de qual seria o acréscimo da mensalidade em ocorrência de um aumento da taxa de juro.

Leia Também: Quais as vantagens de recorrer a um intermediário de crédito à habitação?

Campo obrigatório