Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Animais domésticos aliviaram o stres...

Animais domésticos aliviaram o stress dos portugueses durante a pandemia

Segundo o estudo da Fixando, cerca de 93% dos inquiridos entende que os animais domésticos contribuem para o bem-estar dos donos. Dessa forma, verificou-se um aumento na adoção e compra de animais durante a pandemia.

Animais domésticos aliviaram o stress dos portugueses durante a pandemia

Os portugueses admitiram que os animais domésticos foram decisivos no período pandémico, contribuindo para o combate ao stress e à ansiedade. De acordo com um inquérito realizado pela Fixando, enviado ao Notícias ao Minuto, cerca de 93% entende que os animais de companhia contribuem para o bem-estar dos seus donos.

Segundo o mesmo documento, este questionário foi feito a 8.870 inquiridos da plataforma, entre os dias 24 e 29 de setembro, e explica a razão pela qual se verifica um aumento significativo na adoção e compra de animais durante a pandemia.

Isto porque as vantagens associadas aos animais domésticos são reconhecidos pela maioria dos encarregados de educação, inclusive na importância que têm para o crescimento e desenvolvimento dos jovens, lê-se no comunicado. 

No mesmo inquérito, 14% dos donos que adquiriram um novo animal no último ano, indicam que o fizeram para apoiar o crescimento das crianças, enquanto que 96% consideram os animais domésticos imprescindíveis no desenvolvimento dos mais novos.

Por sua vez, os serviços de cuidado animal também têm sido mais procurados pelos portugueses. Segundo a Fixando, o treino de animais registou um aumento de 61% face a 2020, enquanto os hotéis assistiram a um crescimento na ordem dos 36%. 

De realçar que estas atividades representam um custo médio de 48 euros por serviço. Contudo, apesar do impacto da pandemia nos orçamentos domésticos, o crescimento do setor animal representa um esforço financeiro que ronda os 52 euros mensais por cada animal, pode-se ler no comunicado.

Leia Também: Governo lança apoios diretos de 700 mil euros para associações zoófilas

Campo obrigatório