Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Bosch e Universidade de Aveiro junta...

Bosch e Universidade de Aveiro juntas na inovação de casas inteligentes

Os objetivos do projeto 'Smart Green Homes', criado pela Bosch em parceria com a universidade, passam por aumentar em mais de 20% a eficiência energética das habitações servidas pelo parque fotovoltaico e a redução das emissão de dióxido de carbono em cada casa, também em mais de 20%.

Bosch e Universidade de Aveiro juntas na inovação de casas inteligentes

A Bosch Termotecnologia e a Universidade de Aveiro (UA) desenvolveram tecnologias para moldar o futuro das casas inteligentes e sustentáveis. O projeto 'Smart Green Homes', criado pela Bosch em parceria com a UA, resultou na criação de uma nova geração de produtos e serviços Bosch nos domínios das bombas de calor, tratamento de ar, sistemas de aquecimento a gás, sistemas de aquecimento elétrico, tratamento de água e serviços de interface e controlo residencial. Com um investimento de 25 milhões de euros, envolveu mais de 200 investigadores.

Segundo avança a Universidade, na página oficial, o projeto chegou hoje ao fim com a apresentação das tecnologias desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos, perante o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que vão permitir aumentar a eficiência e sustentabilidade de edifícios e residências, diminuindo assim as emissões de gases poluentes e o consumo de água.

"Estas soluções integradas de software e conectividade para ambiente doméstico vão contribuir para residências mais sustentáveis, com o máximo conforto e segurança. Podemos afirmar que com esta parceria a Bosch e a Universidade de Aveiro estão a moldar a casa inteligente e sustentável do futuro", escreve o Diário Imobiliário, citando Rüdiger Saur, Presidente do Conselho de Administração da Bosch Termotecnologia.

Por seu lado, o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro para a Investigação, Inovação e 3.º ciclo, o Professor Artur Silva, considera que "o projeto SGH foi muito importante e relevante em termos dos resultados e inovação obtidos, inovação essa que será colocada ao serviço da humanidade através da construção de casas mais eficientes e sustentáveis."

A plataforma faz ainda notar que também foi inaugurado o novo parque fotovoltaico, com cerca de 17.000 m2 e com uma produção anual estimada em 1680 KWh, o equivalente a uma redução "dos nossos custos de eletricidade em cerca de 20%", afirma Jónio Reis, Administrador Bosch Termotecnologia, Aveiro.

Leia Também: Cimpor instala parque fotovoltaico nas três unidades em Portugal

Campo obrigatório