Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º
Lar Eficiência energética Há dois fornecedores de gás e luz co...

Há dois fornecedores de gás e luz com mais queixas do que a média

No gás natural, a Iberdrola voltou a revelar mais falhas na habitação dos consumidores do que as restantes entidades. Já na oferta dual (um único contrato para as duas energias), foi a Endesa a revelar mais queixas.

Há dois fornecedores de gás e luz com mais queixas do que a média
Notícias ao Minuto

10:51 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Energia

A Iberdrola e a Endesa apresentaram mais problemas no fornecimento de energia na habitação dos consumidores do que a média, entre os comercializadores de eletricidade, começa por revelar a DECO PROTESTE. No gás natural, a Iberdrola voltou a revelar mais falhas do que as restantes entidades. Já na oferta dual (um único contrato para as duas energias), foi a Endesa a revelar mais queixas, sustenta a defesa do consumidor.

Esta conclusão surge de um inquérito 'online' realizado pela DECO, aos seus subscritores, em março e abril de 2021, no âmbito da sua experiência (em casa) com fornecedores de energia. Os resultados baseiam-se em 14.005 respostas válidas, que permitiu avaliar 16 fornecedores de eletricidade, 13 de gás natural e quatro da oferta dual.

Segundo a defesa do consumidor, os resultados do inquérito revelam que apenas uma pequena percentagem dos inquiridos mudou de fornecedor nos últimos 12 meses. Isto é, foram contabilizados cerca de 16% na eletricidade, 7% no gás natural e 18% entre os que optaram pela oferta dual. Os restantes não mudaram por considerarem que não há diferença entre fornecedores ou por estarem satisfeitos com o atual.

Por referência à eletricidade, verificou-se que cerca de um quinto dos inquiridos teve, pelo menos, um problema com o fornecedor de eletricidade (21%). Entre as falhas mais apontados pelos consumidores, destacaram-se a informação em falta ou incorreta, interrupção do serviço e faturas incorretas.

Já entre os utilizadores de gás natural, cerca de 11% tiveram também, pelo menos, um problema no último ano, sendo que a Iberdrola registou mais reclamações do que a média da concorrência. Por outro lado, a Setgás e a Lisboagás originaram menos queixas do que as restantes.

No grupo das empresas com oferta dual, houve 17% de inquiridos a apontarem igualmente um problema, no mínimo, com a Endesa a revelar mais queixas e a Goldenergy menos.

Em suma, a satisfação com as empresas de gás natural varia menos do que na eletricidade. Ainda assim, existem comercializadores que conseguem clientes mais satisfeitos do que outros, faz notar a DECO. Nestes, a transparência da fatura é o critério que mais agrada. Por sua vez, entre quem optou por receber as duas energias do mesmo fornecedor, o nível de satisfação é idêntico para as empresas, sendo que os serviços do 'site' são o que mais se destacam.

Leia Também: Portugueses pagam luz e gás mais caros a partir de hoje. Como poupar?

Campo obrigatório