Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Portugueses pagam luz e gás mais car...

Portugueses pagam luz e gás mais caros a partir de hoje. Como poupar?

A subida de 1,05 euros por mês, em média, para a maioria dos consumidores de eletricidade em mercado regulado entra hoje em vigor. Além disso, entra em prática também o aumento de 0,3% do preço do gás natural para os consumidores também no mercado regulado. Eis algumas dicas sobre como poupar na luz e no gás de forma a aliviar as suas contas no final do mês.

Portugueses pagam luz e gás mais caros a partir de hoje. Como poupar?

O mês de outubro começa com aumentos no preço da luz e do gás. A subida de 1,05 euros por mês, em média, para a maioria dos consumidores de eletricidade em mercado regulado entra hoje em vigor. Além disso, entra em prática também o aumento de 0,3% do preço do gás natural para os consumidores também no mercado regulado.

O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 de outubro, atingindo os 216,01 euros por MWh, ao contrário dos 189,90 euros por MWh que se tinham registado anteriormente. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado. Já para quem tem uma potência contratada de 6,9 kVA irá pagar mais 2,86 euros. 

Quanto ao gás, o regulador da energia anunciou que "estão sujeitos a estas variações os cerca de 243,5 mil consumidores que permanecem no comercializador de último recurso e que representam cerca de 2% do consumo nacional", estando a maioria já no mercado livre.

Assim, para um casal sem filhos (consumo tipo 138 m3 por ano), com uma fatura média mensal de 10,90 euros, o aumento será de 0,04 euros. Já para um casal com dois filhos (consumo tipo 292 m3 por ano) e uma fatura média mensal de 20,23 euros a variação, a subida será de 0,07 euros por mês, de acordo com os cálculos da ERSE.

Com isso em mente, o Casa ao Minuto enumerou algumas dicas, com a ajuda da Selectra e do Doutor Poupanças, sobre como poupar na luz e no gás de forma a aliviar as suas contas no final do mês. Ora veja.

Luz

Não deixe o telemóvel ou computador a carregar toda a noite

Sabia que mesmo com a bateria a 100% os aparelhos elétricos continuam a gastar energia? Por isso, carregue os aparelhos antes de ir dormir e desligue-os da tomada quando estiverem carregados ou quando não estiverem a ser utilizados.

Tente abrir e fechar a porta do frigorífico o menos possível

O frigorífico consome menos energia se abrir a porta e retirar ou guardar tudo de uma vez só do que se abrir e fechar a porta várias vezes.

Não coloque comida quente ou morna no frigorífico

A verdade é que ao colocar alimentos quentes ou mornos no frigorífico, este terá de consumir mais energia para os arrefecer, revela a Selectra. Por isso, para poupar energia coloque os alimentos previamente arrefecidos.

Lave a louça na máquina

De acordo com a revista Environmental Research Communications, está comprovado que é mais vantajoso fazer a lavagem de loiça na máquina, quando cheia. Isto porque não só poupa água como também poupa eletricidade.

Dê preferência ao micro-ondas

Isto porque ao utilizar o micro-ondas para aquecer os alimentos poupa cerca de 60% de energia comparativamente ao uso do forno.

Diminua a temperatura da água quente do esquentador

A redução da temperatura máxima da água do seu esquentador elétrico leva à poupança na conta da luz.

Desligue o fogão e forno algum tempo antes do tempo previsto

Segundo a especialista na comparação de tarifas, ao desligar o forno ou fogão 10 minutos antes do estipulado, poupará na energia consumida e através do calor residual verá que os alimentos acabam de cozinhar.

Gás

Não encha as panelas com demasiada água

De acordo com o Doutor Poupanças, a água, se for em menos quantidade, ferverá mais rapidamente e terá menos necessidade de manter a boca de lume ligada. Assim, está a poupar no uso do gás.

Tape a suas panelas e tachos com o testo

Assim, evitará a evaporação do calor, diminuindo o tempo de cozedura e, por sua vez, poupará no uso do gás.

Tamanho das suas panelas e tachos devem estar em sintonia com o tamanho das bocas de lume

Se colocar uma panela pequena numa boca de lume grande vai desperdiçar energia e pagar mais pela sua conta de gás, sendo certo que uma boca de lume mais pequena poupa, no mínimo, 10% de gás do que a do tamanho imediatamente a seguir, explica a plataforma especialista em hábitos de poupança.

Casa de banho

Reduza a quantidade de tempo que demora nos duches

Assim, além de poupar na utilização de gás, também vai poupar água. Se conseguir gerir os seus duches e banhos por um período, em média, de 10 minutos pode poupar cerca de 6% na sua fatura de gás.

Instale uma cabeça de chuveiro e um limitador de caudal

Se instalar, na sua banheira ou poliban, uma cabeça de chuveiro e um limitador de caudal, também estará a contribuir para a redução nas suas contas energéticas, nomeadamente na do gás, para além da poupança em água.

Leia Também: Eletricidade mais cara amanhã. Quanto custará usar os eletrodomésticos?

Campo obrigatório