Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Eletricidade mais cara hoje. Como po...

Eletricidade mais cara hoje. Como poupar e escapar aos preços recorde?

Esta quarta-feira é o terceiro dia consecutivo que o mercado ibérico de energia atinge preços recorde de eletricidade. É um facto que estes máximos históricos se vão refletir nas suas contas ao final do mês, mas sabia que existem alguns truques que poderão ajudá-lo a atenuar este impacto? Ora veja.

Eletricidade mais cara hoje. Como poupar e escapar aos preços recorde?

Esta quarta-feira, o preço grossista de eletricidade atinge o valor histórico de 132,47 euros por megawatthora (MWh), sendo já o terceiro aumento esta semana, todos estes com valores nunca antes vistos no mercado ibérico. De acordo com o comunicado da Selectra, enviado ao Notícias ao Minuto, este é um recorde que terá consequentemente um impacto também na carteira dos portugueses. Contudo, há truques que poderão ajudá-lo.

É um facto que estes máximos históricos se vão refletir nas suas contas ao final do mês, mas existem alguns truques que poderão ajudá-lo a atenuar este impacto, lê-se no documento.

Com isso em mente, a empresa que compara tarifas luz e gás natural, reuniu algumas dicas que pode meter em prática no seu dia-a-dia e que poderão ajudá-lo  evitar o aumento
das suas faturas. Ora veja.

Aposte em lâmpadas LED e de baixo consumo

Para além de consumirem muita eletricidade, as lâmpadas incandescentes e fluorescentes libertam muito calor quando utilizadas. Por este motivo, a Selectra recomenda a sua substituição por lâmpadas LED.

Controle a temperatura da sua casa

Sabia que cada vez que aumenta a temperatura dos seus aparelhos, encarece a sua fatura de eletricidade em 7% por cada grau adicional? Assim, se conseguir controlar a temperatura de sua casa, consegue poupanças bastante significativas, afirma a empresa de comparação de tarifas.

Para isso, basta utilizar um termóstato programável que lhe permite gerir cada divisão de acordo com as horas do dia, recomenda a Selectra.

Não deixe o telemóvel ou computador a carregar a noite toda

A verdade é que mesmo com a bateria a 100% os aparelhos elétricos continuam a gastar energia. Por isso, evite consumos desnecessários e desligue os aparelhos da tomada antes de se ir deitar.

Dê preferência ao micro-ondas

Ao utilizar o micro-ondas invés de utilizar o forno, consegue poupar até cerca de 60% de energia. Os eletrodomésticos que geram mais calor são os que tendem a gastar mais eletricidade e por isso deve optar pelo uso do micro-ondas. Caso precise de utilizar o forno, aproveite para cozinhar várias refeições de uma vez, faz notar a Selectra.

Tente abrir e fechar a porta do frigorífico o menos possível

Antes de abrir a porta do frigorífico, pense no que precisa de retirar primeiro. Desta forma evita ficar com a porta aberta durante um grande período de tempo. E se precisar de retirar vários alimentos, faça-o de uma só vez, para não abrir e fechar a porta várias vezes.

Coloque as máquinas de lavar a uma temperatura reduzida

De acordo com a Selectra, ao optar por lavar a roupa a 40.ºC invés dos habituais 60.ºC, consegue poupar cerca de 25% de energia. Isto porque ao optar por lavagens a temperaturas mais baixas, consegue evitar o desgaste das peças e economizar energia.

Leia Também: Preços de eletricidade atingem máximos? Eis como poupar na fatura da luz

Campo obrigatório