IMI acima de 500 euros? Tem até ao dia de hoje para pagar a 2.ª prestação

Esta terça-feira, dia 31 de agosto, é o último dia para pagar a segunda prestação de IMI. Se o imposto é superior a 500 euros, saiba como, e onde, paga a segunda prestação.

impostos, taxas, contribuintes, finanças, contribuição, IRS, IVA

© iStock

Notícias ao Minuto
31/08/2021 08:10 ‧ 31/08/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

IMI

Eis que chega o último dia para pagar a segunda prestação de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Esta terça-feira, dia 31 de agosto, é a data limite para pagar o IMI, caso o imposto seja superior a 500 euros

Note que o IMI é pago anualmente, de uma só vez ou em prestações, pelo contribuinte que seja proprietário de prédio rústico ou urbano, a 31 de dezembro do ano a que diz respeito o imposto, segundo explica o site Economias.

Sublinhe-se que em 2021, ano em que se paga o IMI de 2020, aplicam-se as mesmas regras e prazos de pagamento de 2020.

Quais são os prazos? 

O IMI é pago, anualmente, através de um documento único de cobrança (DUC). Pode ter uma só prestação ou, consoante o montante, ir até três prestações, faz notar o Doutor Finanças. 

Segundo informa a Autoridade Tributária e Aduaneira, o número de prestações em que é pago o IMI varia em função do valor total de imposto a pagar:

  • Numa única prestação, em maio, se o valor total de IMI for inferior a 100 euros. De realçar que, durante este mês, quando os montantes são acima dos 100 euros, podem ser pagos de uma só vez. 
  • Em duas prestações, em maio e novembro, para valores entre 100 euros e 500;
  • Em três prestações, em maio, agosto e novembro, quando é superior a 500 euros.

Como e onde posso pagar o IMI? 

Conforme revela o Doutor Finanças, o IMI pode ser pago nas secções de cobrança dos Serviços de Finanças, nos balcões dos CTT, nos balcões das instituições de crédito com protocolo para o efeito celebrado com as Finanças, na rede de caixas automáticas Multibanco, por 'homebanking' ou ainda através de débito direto ou da aplicação acendendo à área “situação fiscal – pagamentos". 

Ainda não foi notificado? 

Todos os documentos de cobrança são enviados pelos serviços centrais da AT, até ao fim do mês anterior ao do pagamento, saliente-se. Assim, se não recebeu o documento para pagamento, deve solicitar em qualquer serviço de finanças uma segunda via ou obtê-lo no Portal das Finanças.  

Segundo informação disponibilizada pelas Finanças, este envio é feito via postal, exceto se tratar de documentos de cobrança referentes a liquidações realizadas fora do prazo. 

Leia Também: Débito direto para pagar o IMI: Como aderir e quais são as vantagens?

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas