Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º
Finanças IMI IMI acima de 500 euros? Tem até ao d...

IMI acima de 500 euros? Tem até ao dia de hoje para pagar a 2.ª prestação

Esta terça-feira, dia 31 de agosto, é o último dia para pagar a segunda prestação de IMI. Se o imposto é superior a 500 euros, saiba como, e onde, paga a segunda prestação.

IMI acima de 500 euros? Tem até ao dia de hoje para pagar a 2.ª prestação
Notícias ao Minuto

08:10 - 31/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa IMI

Eis que chega o último dia para pagar a segunda prestação de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Esta terça-feira, dia 31 de agosto, é a data limite para pagar o IMI, caso o imposto seja superior a 500 euros

Note que o IMI é pago anualmente, de uma só vez ou em prestações, pelo contribuinte que seja proprietário de prédio rústico ou urbano, a 31 de dezembro do ano a que diz respeito o imposto, segundo explica o site Economias.

Sublinhe-se que em 2021, ano em que se paga o IMI de 2020, aplicam-se as mesmas regras e prazos de pagamento de 2020.

Quais são os prazos? 

O IMI é pago, anualmente, através de um documento único de cobrança (DUC). Pode ter uma só prestação ou, consoante o montante, ir até três prestações, faz notar o Doutor Finanças. 

Segundo informa a Autoridade Tributária e Aduaneira, o número de prestações em que é pago o IMI varia em função do valor total de imposto a pagar:

  • Numa única prestação, em maio, se o valor total de IMI for inferior a 100 euros. De realçar que, durante este mês, quando os montantes são acima dos 100 euros, podem ser pagos de uma só vez. 
  • Em duas prestações, em maio e novembro, para valores entre 100 euros e 500;
  • Em três prestações, em maio, agosto e novembro, quando é superior a 500 euros.

Como e onde posso pagar o IMI? 

Conforme revela o Doutor Finanças, o IMI pode ser pago nas secções de cobrança dos Serviços de Finanças, nos balcões dos CTT, nos balcões das instituições de crédito com protocolo para o efeito celebrado com as Finanças, na rede de caixas automáticas Multibanco, por 'homebanking' ou ainda através de débito direto ou da aplicação acendendo à área “situação fiscal – pagamentos". 

Ainda não foi notificado? 

Todos os documentos de cobrança são enviados pelos serviços centrais da AT, até ao fim do mês anterior ao do pagamento, saliente-se. Assim, se não recebeu o documento para pagamento, deve solicitar em qualquer serviço de finanças uma segunda via ou obtê-lo no Portal das Finanças.  

Segundo informação disponibilizada pelas Finanças, este envio é feito via postal, exceto se tratar de documentos de cobrança referentes a liquidações realizadas fora do prazo. 

Leia Também: Débito direto para pagar o IMI: Como aderir e quais são as vantagens?

Campo obrigatório