Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Construção Universidade do Porto. Aluno vence c...

Universidade do Porto. Aluno vence concurso com contentores residenciais

Luan Fontes, um estudante da Universidade do Porto, foi o grande vencedor do concurso 'Casa Saudável, Cidade Saudável' com um projeto modular composto por contentores. O projeto, localizado no Rio de Janeiro, foi também reconhecido com o segundo lugar na categoria 'projetos sustentáveis' e 'design verde' na premiação internacional A' Design Awards.

Aluno vence concurso com projeto modular composto por contentores -

Luan Fontes, um estudante da Universidade do Porto, foi o grande vencedor do concurso 'Casa Saudável, Cidade Saudável' com um projeto modular composto por contentores.

O estudante brasileiro Luan Fontes, da Universidade do Porto, venceu o concurso nacional 'Casa Saudável, Cidade Saudável' com um projeto modular composto por contentores. De acordo com o Archdaily, que adianta com a informação, a competição, organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), em parceria com a UN-Habitat e a Minimum, tem como objetivo procurar as melhores soluções arquitetónicas e urbanísticas para inovações ou melhorias em diferentes escalas e espaços de vivência. 

O projeto, localizado na Ilha dos Frades, no Rio de Janeiro, ficou com o primeiro lugar na categoria 'equipamentos públicos' e também foi reconhecido com o segundo lugar na categoria 'projetos sustentáveis' e 'design verde' na premiação internacional A' Design Awards. Arrecadou ainda uma menção honrosa na categoria 'design arquitetónico' na premiação internacional Design Educates Awards.

"O local escolhido para a implantação foi a Ilha dos Frades, na zona norte do Rio de Janeiro, no Brasil. Localizada no litoral sudeste do estado, em uma região pouco adensada, a apenas 11km do centro da cidade", começa por revelar Luan Fontes, em nota descritiva do projeto.

"Tendo como objeto de estudo projetos extensionistas de realocação locais, bem como o aprendizado advindo da vivência dos moradores, o projeto visa pensar a ilha a partir dos limites que a definem, pressupondo uma leitura crítica sobre o papel que desempenham na vida destes utentes", sustenta o aluno da Universidade do Porto.

O estudante trabalhou neste projeto durante seis meses. Com uma estimativa de execução de quatro meses, Luan propôs "a inserção de 42 contentores de 20 pés tratados com isolamento térmico, totalizando um espaço construído de 620 m2 para atender a duas necessidades locais: uma escola de dança e três moradias sociais emergenciais", sendo que a sua preocupação maioritária foi "a necessidade de uma construção rápida e acessível, com materiais de fácil inserção no local."

E o resultado? "Temos um projeto com um sistema estrutural 85% mais leve que a alvenaria usual e que leva a metade do tempo para ser executada, quando comparada a outro edifício comum", responde Luan Fontes. 

Leia Também: Projeto para o ALDI de Peniche vence prémio internacional de arquitetura

Campo obrigatório