Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Canadá. Trudeau irá proibir estrange...

Canadá. Trudeau irá proibir estrangeiros de comprar casas se for reeleito

Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, prometeu proibir os estrangeiros de comprar casas, durante dois anos, caso seja reeleito. Esta restrição é uma tentativa de arrefecer um mercado imobiliário que disparou durante a pandemia e de combater a acessibilidade à habitação no país.

Canadá. Trudeau irá proibir estrangeiros de comprar casas se for reeleito
Notícias ao Minuto

16:22 - 24/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Canadá

Se for reeleito, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, promete que impedirá os estrangeiros de comprarem casa no país, nos dois próximos anos, para combater a acessibilidade à habitação no Canadá. De acordo com a Bloomberg, que avança com a notícia em conteúdo pago, esta restrição é uma tentativa de arrefecer um mercado imobiliário que disparou durante a pandemia.

"Não deve perder uma guerra de ofertas na sua casa para os especuladores. Está na hora de as coisas mudarem", revelou Justin Trudeau num evento de campanha em Hamilton, Ontário. "Chega de riqueza estrangeira estacionada em casas onde as pessoas deveriam viver", arrematou o primeiro-ministro do Canadá.

Segundo a agência de notícias, a subida dos preços tornou-se uma questão central durante a campanha de Trudeau, líder dos Liberais, para as eleições a realizarem-se no dia 20 de setembro.

A indignação com a acessibilidade à habitação é cada vez mais dirigida a compradores estrangeiros, especialmente em Vancouver, cujos imóveis tornaram-se cada vez mais populares entre os compradores não residentes da China e de Hong Kong, informa a Bloomberg.

Embora o número de casas vendidas tenha diminuído nos últimos meses, após um aumento de atividade impulsionado pela pandemia, os preços mantêm-se próximos de níveis recorde. O custo médio de uma casa foi de 529.840 dólares (aproximadamente 450,95 euros) em julho, um aumento de 16% em face do ano anterior, de acordo com a Associação Imobiliária Canadiana.

O Partido Liberal do Canadá, propõe também a proibição de licitações cegas, contas de poupança isentas de impostos para os compradores da primeira casa e uma maior supervisão da indústria imobiliária para combater o branqueamento de capitais. Prometem ainda adicionar 1,4 milhões de casas nos próximos quatro anos.

"Não é 'ok' que as comunidades em que crescemos não estejam em lugares onde se possa construir uma vida, criar uma família ou envelhecer", finalizou Trudeau.

De realçar que Erin O'Toole, líder dos Conservadores e o maior rival de Trudeau nas eleições, apresentou um plano semelhante na semana passada. A plataforma do Partido Conservador do Canadá proibiria a compra de casa para investidores estrangeiros que vivem fora do Canadá durante pelo menos dois anos e remodelaria 15% dos edifícios federais em habitação.

Entretanto, o Novo Partido Democrático, de esquerda, propõe uma taxa de 20% sobre as casas compradas por pessoas que não são cidadãos canadianos ou residentes permanentes e uma reintrodução de uma hipoteca de 30 anos.

Faz ainda notar a Bloomberg que as recentes sondagens mostram que a corrida entre os Liberais e os seus adversários conservadores está a diminuir, diminuindo as perspetivas de Trudeau de recuperar a maioria. Contudo, alguns economistas dizem que o próximo governo deverá adotar políticas para reduzir o entusiasmo estrangeiro para o mercado imobiliário canadiano.

Leia Também: Viseu foi das cidades onde custou mais comprar casa em julho

Campo obrigatório