Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º
Lar Decoração Eis os móveis mais icónicos que deve...

Eis os móveis mais icónicos que deve conhecer, segundo especialistas

Dos anos 20 aos anos 90, as tendências de decoração foram vastas e houve mesmo um conjunto de designers que construíram peças de mobiliário icónicas. Por isso, se está à procura em expandir o seu conhecimento de história do design, eis uma lista de itens que vai querer adicionar ao seu repertório de decoração. Prepare-se para voltar atrás no tempo e tirar algumas notas.

Eis os móveis mais icónicos que deve conhecer, segundo especialistas

A verdade é que, tal como a moda, a decoração de interiores é cíclica. Os artigos que foram outrora usados pelos nossos avós e bisavós, são cada vez mais vistos nas casas de hoje em dia e o que está atualmente a ser usado poderá ser visto nas futuras habitações. De acordo com o Apartment Therapy, dos anos 20 aos anos 90, as tendências de decoração foram vastas e houve mesmo um conjunto de designers que construíram peças de mobiliário icónicas. Por isso, se está à procura em expandir o seu conhecimento de história do design, eis uma lista de itens, desenvolvida pela plataforma especialista em soluções para a casa, que vai querer adicionar ao seu repertório de decoração. Prepare-se para voltar atrás no tempo e tirar algumas notas.

Os anos 20: O sofá das salas de espera

Os elementos de design da década de 1920 continuam a brilhar 100 anos depois, talvez porque muitos dos materiais de construção característicos da década, do aço ao plástico, eram novos na época e revolucionaram a arquitetura e o design, mudando drasticamente as silhuetas e as paletas de cores. 

A designer Laura Roberts aponta o sofá LC2 Grand Comfort de Le Corbusier como particularmente notável. "Conhecido pelas suas almofadas de couro preto e armação de aço tubular, o sofá e a cadeira LC2 ainda podem ser vistos em todo o lado, desde casas de luxo, a hotéis e salas de espera", sustenta. A cadeira de frances Elkins foi outra joia dos anos 20, acrescenta o designer Josh Hildreth. 

Os anos 30: A cadeira em forma de zig zag

Por vezes, menos é mais e simples é o melhor. Foi o que aconteceu nos anos 30 com a cadeira Zig Zag, do designer holandês Gerrit Thomas Rietveld, que Roberts nota como "inovadora na sua total simplicidade".

Segundo o Apartmente Therapy, esta cadeira de madeira maciça em forma de Z, foi projetada para ser facilmente produzida na época e joga na perceção do espectador de equilíbrio e estabilidade. "Feito a partir de quatro fatias de olmo e mantido juntamente com juntas de pomba e parafusos, a forma zig zag foi tão única que se tornou uma das cadeiras mais icónicas e reconhecíveis alguma vez desenhadas", afirma Roberts. 

Os anos 40: O sofá do urso polar

Para a designer Eugenia Triandos da Hibou Design & Co., a peça de destaque dos anos 40 foi o sofá polar do designer francês Jean Royère. "Projetado em 1947 e conhecido pelas suas curvas, o Sofá do Urso Polar é tão incomum e bonito ao mesmo tempo", declara ao Apartment Therapy. "Estamos a ver a forma voltar em peças modernas, onde curvas em sofás e estofos estão realmente a começar a reaparecer."

Por outro lado, a cadeira Wishbone chegou à cena do design no final da década. Projetada em 1949 e fabricada por Carl Hansen & Son, este assento icónico está ainda hoje em produção, embora a sua forma refira a beleza simples das cadeiras medievais do imperador da Dinastia Ming. "Inspirado nas cadeiras chinesas Ming, adoro como Hans Wegner combinou as linhas chinesas mais tradicionais com uma estética dinamarquesa moderna", informa o designer Rozit Arditi da Arditi Design. 

Os anos 50: A mesa tulipa

"Indiscutivelmente um dos mais icónicos desenhos de mobiliário do século XX é a mesa Saarinen (também conhecida como a mesa tulipa) de Eero Saarinen para a Knoll", explica o designer Patrick Ediger.

De acordo com a plataforma, Ediger diz que a coleção Tulipa, introduzida pela primeira vez em 1957, "esteve na vanguarda do design curvilinear 'Space Age' e sente-se intemporal mesmo pelos padrões atualmente". De realçar que a IKEA tem a peça DOCKSTA como alternativa.

Os anos 60: As mesas 'Chan'

As mesas 'Chan' de Philip e Kelvin LaVerne reinou nos anos 60, começa por revelar o Apartment Therapy. "Inspirados por culturas antigas, combinaram pewter e bronze para criar mesas que proporcionam riqueza, profundidade e poesia à sala da sorte onde quer que aterrem", diz Hildreth.

Ainda nos anos 60, surgiu outro móvel icónico: A cadeira lateral de empilhamento verner Panton. "Continua a ser derrubado por vários fabricantes até hoje, e Panton desenhou-o intencionalmente para ser facilmente produzido em massa", revela Roberts. "Não há outra cadeira como esta, e a forma escultórica única faz com que se sinta como uma obra de arte." 

Os anos 70: O papel de parede geométrico

De acordo com a designer Michelle Berwick, a década de 1970 pertence a um mobiliário decorativo chave: O papel de parede geométrico. "Quem consegue imaginar um interior dos anos 70 sem um papel de parede 'groovy'? Tons de ferrugem e mostarda eram fundamentais, assim como padrões geométricos divertidos e florais arrojados", diz a designer.

Os anos 80: As estantes por baixo das escadas

As estantes em estilo escada devem-se a um design icónico que se estreou na década de 1980, revela o Apartment Therapy. E hoje em dia uma das soluções para quem procura mais armazenamento em casa.

"Graduando-se comprimentos de aço revestido epoxy inclina-se casualmente contra uma parede para criar uma superfície elegante para exibição ou armazenamento", diz Roberts sobre estas peças. "Enquanto muitas prateleiras neste estilo estão no mercado hoje, a de Philippe Starck foi a primeira."

Os anos 90: A cozinha branca

De acordo com Cloud, "as pessoas estavam a pedir armários brancos para iluminar as suas cozinhas e dar um apelo mais amolecido e aberto." Uma tendência ainda hoje vista em muitas habitações. "Toda a gente pergunta se os armários brancos estão a sair, mas para ser honesto, estão dentro desde os anos 90 e ainda são populares até hoje", sustenta.

Leia Também: A nova coleção da Primark convida-o a criar um refúgio em casa

Campo obrigatório