Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Fim das moratórias: Saiba como poupa...

Fim das moratórias: Saiba como poupar nas despesas de casa

Portugal prepara-se para começar a exigir o pagamento dos créditos à habitação e para muitas famílias isso significa um encargo monetário que poderá ser difícil de suportar. Com o intuito de o ajudar a reequilibrar as suas contas, a Selectra revela algumas medidas de como economizar nas despesas de casa. Ora veja.

Fim das moratórias: Saiba como poupar nas despesas de casa
Notícias ao Minuto

09:52 - 12/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa despesas

À semelhança de outros países europeus, Portugal prepara-se também para começar a exigir o pagamento dos créditos à habitação e para muitas famílias isso significa um encargo monetário que poderá ser difícil de suportar, informa a Selectra em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto. Ainda assim, as moratórias sofreram algumas alterações, permitindo às famílias, que só aderiram à moratória este ano, usufruir deste apoio até ao final de 2021. Mas vamos por partes.

De acordo com a Selectra, embora já estivesse previsto o final deste apoio, muitas famílias ainda se encontram em situações economicamente vulneráveis. Com isso em mente, a empresa especializada em comparar tarifas de energia e telecomunicações, revela algumas medidas de como economizar nas despesas de casa. Ora veja.

Primeiro as negociações: Contratos de serviços de telecomunicações ou energia

Sabia que se negociar o seu contrato de energia, baixando o preço kWh em apenas 3 cêntimos, poderá poupar até 150 euros por ano?

Segundo a Selectra, uma família de 4 pessoas com um consumo de 5000 kWh anuais, pode poupar 12 euros por mês, fazendo uma troca de tarifa. Assim, analise os termos dos seus contratos de luz, gás e telecomunicações, sugere a empresa. 

Ainda usa subscrições ou serviços de assistência? Não? Então cancele-os

Se já chegou à conclusão de que não utiliza com regularidade subscrições ou serviços de assistência ou se o preço que paga não justifica o seu benefício, opte por fazer o seu cancelamento por agora, sugere a Selectra.

Se fizer as contas, ao aderir a uma plataforma de streaming por cerca de 10 euros ao mês,  gastará num ano 120 euros a mais, somando a todos os outros serviços que foi subscrevendo ao longo do tempo.

Tarifa social de eletricidade?

Recorde-se que a tarifa social de eletricidade foi criada com o objetivo de diminuir o preço das contas de energia das pessoas com  condições económicas mais frágeis. Esta tarifa oferece um desconto de 33,8% na sua fatura.

Priorize as tarifas duais de eletricidade e gás

Sabia que é possível economizar dinheiro ao contratar os serviços de luz e gás com a mesma comercializadora? Isto porque, a maioria das tarifas duais do mercado livre apresentam um maior número de descontos do que as tarifas únicas, revela a Selectra.

Já ouviu falar na compra coletiva de luz e gás?

De acordo com a empresa de comparação de tarifas, esta é uma iniciativa criada por empresas que pretendem ajudar os consumidores a diminuírem o preço das suas faturas de energia.

Para se juntar a uma compra coletiva, basta se inscrever na plataforma e fica automaticamente apto a receber informações sobre o melhor serviço negociado. Depois, a decisão de mudar ou não de companhia ou tarifa é totalmente sua.

Que truques posso utilizar para diminuir o meu consumo energético?

De acordo com a Selectra, existem vários outros truques que pode colocar em prática. Para diminuir a sua fatura de eletricidade ao final do mês, poderá também desligar todos os aparelhos que não está a utilizar, invés de os deixar em 'standby', trocar as lâmpadas incandescentes pelas LED e utilizar as máquinas de lavar a baixas temperaturas.

Mais ainda, poderá instalar igualmente uma aplicação de poupança de energia no smartphone que lhe permite vigiar remotamente o consumo de cada eletrodoméstico e detetar possíveis avarias.

Leia Também: Vai de férias? Saiba como poupar energia quando não está em casa

Campo obrigatório