Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Casas pré-fabricadas: Só há um banco...

Casas pré-fabricadas: Só há um banco português com crédito específico

As instituições financeiras estão cada vez mais disponíveis para conceder crédito à habitação para casas pré-fabricadas. Ainda assim, só há um banco português que atualmente apresenta um empréstimo específico para comprar este tipo de habitação.

Casas pré-fabricadas: Só há um banco português com crédito específico

As casas pré-fabricadas têm ganho cada vez mais adeptos no mercado português. Isto porque, nas palavras do ComparaJá.pt., podem ser feitas à medida ou têm a opção de escolher um modelo já existente. Com isto, as instituições financeiras estão cada vez mais disponíveis para conceder crédito à habitação para este tipo de casa. No entanto, as soluções deste tipo de financiamento específico nem sempre são apresentadas nos canais digitais dos bancos.

Segundo a plataforma, só há um banco português que atualmente apresenta um empréstimo específico para comprar casas pré-fabricadas em Portugal. A Caixa Geral de Depósitos tem disponível o produto 'Crédito Habitação – Casas Pré-Fabricadas da CGD' e é direcionado para comprar, construir ou fazer obras em casas pré-fabricadas, que poderá ser a sua habitação própria permanente ou casa de férias.

De acordo com o ComparaJá.pt, o prazo de pagamento estende-se até aos 25 anos, desde que a idade máxima dos titulares do crédito não ultrapasse os 80 anos no final do pagamento. Já o montante mínimo de financiamento é de 5 mil euros e o montante máximo varia consoante o tipo de habitação que vai adquirir.

No caso de se tratar de uma habitação própria permanente, o montante vai até aos 80% do valor de avaliação e até aos 90% do valor de investimento. Mas se for para uma habitação própria secundária, o montante poderá ir até aos 80% do valor de avaliação e até aos 80% do valor de investimento, revela a plataforma.

Saliente-se que como garantia, a Caixa Geral de Depósitos exige a hipoteca da casa pré-fabricada e permite que o cliente escolha entre taxa fixa ou variável. Os clientes poderão ainda obter uma bonificação no spread caso subscrevam pacotes de produtos e serviços deste banco, podendo o spread reduzir-se entre 0,20 e 0,25 pontos percentuais, faz ainda notar a plataforma.

Leia Também: Maior produtora de aço brasileira no mercado de casas pré-fabricadas

Campo obrigatório