Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º
Mercado Agentes Imobiliário finta a pandemia: Mais e...

Imobiliário finta a pandemia: Mais empresas e menos fechos no último ano

Em julho deste ano, verificou-se o nascimento de 382 empresas de atividade imobiliária, representando um aumento de 15,4% face ao período homólogo. Já a encerrar, fecharam cerca de 52 agências, ou seja, 37,3% a baixo do valor registado em julho de 2020 (83 mediadoras). Ainda assim, em processos de insolvência registou-se um aumento de 20% face a 2020.

Imobiliário finta a pandemia: Mais empresas e menos fechos no último ano

O setor imobiliário conseguiu fintar a pandemia. Em julho de 2021, nasceram mais empresas de atividades imobiliárias e fecharam menos agências no último ano. Ainda assim, só no último ano, o número de processo de insolvências subiu 20%.

De acordo com os dados da Informa D&B, verificou-se o nascimento de 382 mediadoras imobiliárias. Este valor representa um aumento de 15,4% face ao período homólogo, quando se observou a criação de 331 consultoras.

No que diz respeito ao encerramento de empresas, fecharam cerca de 52 agências imobiliárias, ou seja, 37,3% a baixo do valor registado em julho de 2020, mês quando encerraram cerca de 83  mediadoras.

Ainda assim, o cenário inverte-se por referência ao processo de insolvências. No mês passado, registou-se cerca de 6 mediadoras, o que equivale a mais 20% do que em 2020, período quando se anotou 5 processo de liquidação do património empresas de atividades imobiliárias.

Como representantes no tecido empresarial, de acordo com os mesmos dados, de um total de 0,6% de empresas, as de atividade imobiliária representaram cerca de 0,1%. Ou seja, de 3.150 empresas, 382 são do ramo imobiliário.

Já frente às 754 empresas encerradas no mês passado, destas 52 eram empresas imobiliárias. Isto é, de um total de 0,1% das empresas fechadas, as imobiliárias não constam na estatística.

Por sua vez, em processo de insolvência, das 169 empresas por setor de atividade, 6 eram de atividade imobiliária. Uma distribuição de 0% para todos os representantes no tecido empresarial, divulgam os mesmos dados.

No que concerne à distribuição da atividade imobiliária, segundo a Informa D&B, uma vez que foram criadas 382 mediadoras imobiliárias, em julho deste ano, este valor traduziu uma distribuição de 12,1%.

Por seu lado, por terem sido fechadas cerca de 52 agências, verificou-se 6,9% de distribuição. Já nos processos de insolvência, a distribuição foi de 3,6%, visto terem sido registados 6 processos de liquidação do património. 

Leia Também: Mais insolvências na construção não trava a criação de novas empresas

Campo obrigatório