Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação AICCOPN: Investimentos do PRR têm d...

AICCOPN: Investimentos do PRR têm de resolver as carências habitacionais

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas volta a dar conta da importância da concretização dos investimentos previstos no PRR para o domínio da habitação, sobretudo, no reforço do tecido empresarial nacional das pequenas e médias empresas de construção.

 AICCOPN: Investimentos do PRR têm de resolver as carências habitacionais

Resolver as carências habitacionais é de extrema importância para a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Por isso, a associação volta a relembrar a necessidade em consolidar os objetivos no Plano de Resiliência e Recuperação (PRR) abrangidos na habitação.

De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a associação reitera a importância da concretização dos investimentos previstos no PRR para o domínio da habitação, sobretudo, os orientados para resolver as carências mais graves nesta matéria. Ainda assim, a AICCOPN entende que trata-se de uma oportunidade para reforçar o tecido empresarial nacional, sobretudo as pequenas e médias empresas de construção. Isto porque para a associação estas devem ser apoiadas no imprescindível processo de qualificação e de posicionamento competitivo, lê-se no documento.

"Com 1.583 milhões de euros em subvenções previstas, o Estado vai ter acesso a um volume importante de fundos comunitários que lhe vão permitir responder a situações como a erradicação de condições indignas de habitação, ou a criação de alojamento urgente e temporário", começa por revelar Reis Campos, Presidente da AICCOPN.

"É inquestionável a importância destas prioridades e a necessidade de executar os recursos europeus de forma correta e atempada e, para isso, vai ser preciso mobilizar todo o tecido empresarial do setor, que é composto por empresas de diferentes dimensões e especialidades”, sustenta o responsável.

Para Reis Campos, “qualificar as empresas e apoiar a sua transição para modelos mais sustentáveis, é a única forma de cumprir o PRR e assegurar um impacto efetivo na economia e no emprego."

Faz ainda notar o Presidente da AICCOPN que "esta é uma opção estratégica da própria Europa que assumiu, na Estratégia Europeia para uma Vaga de Renovação, que estabelece metas objetivas como a duplicação das taxas atuais de reabilitação energética dos edifícios residenciais e não residenciais, a melhoria do desempenho energético de 35 milhões de edifícios e a criação de 160 mil empregos 'verdes' adicionais no setor da construção.”

Em comunicado, “assumir esta oportunidade e assegurar que Portugal não fica à margem da restante Europa implica, desde já, apoiar o posicionamento competitivo das empresas portuguesas do setor, para o qual o planeamento e calendarização dos investimentos é fundamental” alerta também o dirigente associativo, que aponta para a necessidade de reorientar o sistema de formação profissional, para que este possa dar resposta às necessidades das empresas.

A resposta está na criação de “competências e ajustar a qualificação da mão de obra aos investimentos que se estão a anunciar requer capacidade de antecipação e um trabalho conjunto do Governo e demais entidades públicas com as empresas, com as Universidades e com os dois centros de formação do setor, o CICCOPN e o CENFIC, que são essenciais para assegurar formação profissional técnica especializada", salienta Reis Campos.

Já "o aumento da oferta de habitação social, a modernização de um parque edificado que deve estar alinhado com as novas exigências em matéria de sustentabilidade e segurança, bem como o grande desafio da Construção 4.0, são objetivos que têm de avançar de imediato no terreno pois." De acordo com o Presidente da AICCOPN, "só assim poderemos, rapidamente, começar a resolver os problemas estruturais da Habitação e, simultaneamente, gerar emprego e empresas mais competitivas.”

Leia Também: Obras Públicas: Menos concursos promovidos, mais contratos celebrados

Campo obrigatório