Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º
Mercado Agentes Roca vende divisão de cerâmica plana...

Roca vende divisão de cerâmica plana por 219 milhões de euros

A transação inclui duas fábricas no Brasil, localizadas em Campo Largo e São Mateus do Sul, bem como a fábrica espanhola Cerámicas Belcaire, na Comunidade Valenciana.

Roca vende divisão de cerâmica plana por 219 milhões de euros
Notícias ao Minuto

16:15 - 05/08/21 por Ana Rita Soares 

Casa Roca

O Grupo Roca, especialista na produção e comercialização de produtos para espaços de banho, acaba de anunciar o acordo para a venda da sua divisão de cerâmica plana ao Grupo Lamosa. A transação, avaliada em 260 milhões de dólares (aproximadamente 219 milhões de euros), inclui duas fábricas no Brasil, localizadas em Campo Largo e São Mateus do Sul, bem como a fábrica espanhola Cerámicas Belcaire, na Comunidade Valenciana.

Para Federico Toussaint, CEO e presidente do Grupo Lamosa, "esta operação potencia ainda mais a forte presença do Grupo Lamosa no continente americano, onde já opera em vários países, e permite a sua expansão para a Europa."

De acordo com o comunicado enviado às redações, as três fábricas, cuja produção de cerâmica plana alcançou, no total, os 23,4 milhões de m2 em 2020, exportam para todo o mundo, sendo os principais mercados os Estados Unidos da América, Brasil e Espanha.

Segundo a mesma nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Grupo Lamosa, por sua vez, dedica-se ao fabrico e à comercialização de revestimentos e adesivos cerâmicos, com vendas superiores a 1.000 milhões de dólares (844 milhões de euros) e presença significativa no continente americano. Faz ainda notar a mesma nota de que este grupo conta com uma história de mais de 130 anos no setor dos materiais para construção.

Esta operação, assessorada pela Alantra, Uría Menéndez e da KPMG, enquadra-se na estratégia do Grupo Roca de reforçar o seu posicionamento no segmento de espaços de banho, em linha com as operações corporativas realizadas este ano.

Já em janeiro, o grupo tinha adquirido 75% do Grupo Royo, criando um dos líderes mundiais em móveis para espaços de banho, e incorporou uma fábrica de loiça sanitária no nordeste do Brasil, para suprir o aumento da procura nesta região e fortalecer a sua presença na América Central e América do Norte. Recentemente, adquiriu a empresa alemã Sanit, um dos fornecedores líderes na Europa de sistemas de instalação em parede e componentes de montagem de espaços de banho, lê-se no documento.

Saliente-se que o Grupo Roca fechou o ano de 2020 com uma faturação de 1.684 milhões de euros, o que representa menos 9,5% em relação a 2019, devido ao contexto da pandemia e ao abrandamento na economia global. Apesar disto, o EBITDA aumentou para 306 milhões, um aumento de 21%, enquanto o lucro líquido consolidado situou-se nos 60 milhões, o que representa uma diminuição de 12%.

Leia Também: 'Repensar os espaços': Roca quer ajudar na revisão dos bairros e casas

Campo obrigatório