Meteorologia

  • 16 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Lar Conselhos O que deve tirar já do seu armário, ...

O que deve tirar já do seu armário, de acordo com especialistas

São seis os itens que deve evitar colocar dentro do armário. A alternativa? Prateleiras, caixas e até mesmo debaixo da pia, são os locais mais sugeridos pelos especialistas. Ora veja.

O que deve tirar já do seu armário, de acordo com especialistas

Este móvel lá de casa torna-se facilmente num pequeno armazém para as coisas que utiliza diariamente ou para esconder itens que não quer que se vejam. Mas note-se, menos é mais, tal como refere o Apartment Therapy. "Os armários ajudam a criar organização para alguns dos itens mais utilizados numa casa e podem ser realmente funcionais quando bem utilizados, ao mesmo tempo que permitem que o seu espaço seja mais simplificado e limpo", começa por revelar Kim Williams, decoradora com KJ Design e Mortar Styling, à plataforma especialista em decoração. 

Já Jess Harrington, da Jess Finessed, por outro lado, afirma que deverá mesmo doar ou deitar fora algumas coisas, especialmente se planeia vender a sua em breve. A especialista em organização  revela que os proprietários devem mostrar "que têm o espaço adequado" aos potenciais compradores.

Para Harrington, "a casa de todos é diferente. Em vez de impormos o nosso estilo pessoal e estético, basta trabalhar com rigor." E acrescenta que "às vezes não precisa de uma revisão completa, só precisa de um pouco de tato."

Com isso em mente, o Apartment Therapy reuniu alguns dos itens que deverá considerar remover do seu armário, segundo especialistas. Ora veja.

Itens danificados e manchados

De acordo com Claudia Desbiens, da Modern Meca, o primeiro passo para agilizar o seu armário é remover todas as toalhas de banho danificadas e manchadas e lençóis desajustados. Não há necessidade de ter isto tudo ao seu alcance, sustenta.

Cobertores 

Já para Kim Williams, os cobertores deverão também sair do armário. Os cobertores são muitas vezes grandes, volumosos, e tomam uma quantidade justa de espaço, especialmente em espaços pequenos. Em alternativa, coloque-os em prateleiras num roupeiro, ou num banco com arrumação, ou mesmo em cestos

Material de limpeza

Este tipo de materiais são muitas vezes armazenados nos armários, mas podem ocupar uma "quantidade considerável de espaço que poderia ser reutilizado", refere Williams. 

Nesse sentido, a decoradora sugere para colocá-los debaixo da pia, na cave, ou em caixotes decorativos que podem ser armazenados enquanto minimizam a confusão. 

Almofadas

Aqui, Kim Williams refere que há um limite para quantas almofadas deverá ter num armário. E como vêm numa variedade de tamanhos e formas, as almofadas muitas vezes ocupam muito espaço. Assim, mantenha apenas algumas almofadas no armário e espalhe as restantes pelas diferentes divisões da casa, ou coloque-as em sacos fechados a vácuo.  

"Avalie o que quer guardar", declara ao Apartement Therapy. "O estilo pode ter mudado, o interesse pode ter mudado e é certo reconhecer isso. Considere doar artigos para caridade ou para organizações sem fins lucrativos", sustenta. 

Produtos de higiene pessoal

Os produtos de higiene pessoal expirados devem ser removidos do armário, faz notar Harrington. Isto porque se está a preparar a sua casa para venda, o mais importante é mostrar que tem espaço suficiente para satisfazer as necessidades de uma nova família. Sublinha o Apartment Therapy que um transbordo de itens é sinal de que há falta de armazenamento, sendo um grande revés para os potenciais compradores. 

A regra é encher o armário com 30% da sua capacidade. Quanto mais espaço puder mostrar, melhor, afirma Harrington. 

Itens fora da época 

Angela Arnold, de Elephant in the Room Staging, recomenda apenas manter o que é relevante para aquela temporada. Ou seja, tenha a roupa de cama de flanela e casacos de inverno acessíveis durante os meses mais frios e guarde-os quando chegam as estações mais quentes, por exemplo.

Angela afirma que itens fora da época podem ser guardados debaixo da cama, na prateleira de cima de outro armário, num armário de quarto de hóspedes, na cave, ou no sótão. 

Coisas diversas 

Se tem um armário no corredor, Harrington revela a probabilidade de lá guardar coisas é maior do que se este móvel estiver mais escondido. Assim, comece por remover todos os itens diversos, como brinquedos para crianças, livros e eletrónicos, e embale-os em caixas ou contentores

Arnold recomenda ainda que coloque-os na cave, debaixo de uma cama, ou em outra área de armazenamento. Se não foram usados dentro de três a quatro meses, considere livrar-se deles, afirma Williams. 

Leia Também: 'Repensar os espaços': Roca quer ajudar na revisão dos bairros e casas

Campo obrigatório