Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Limpeza com animais em casa e sem fa...

Limpeza com animais em casa e sem falhas? Eis o que deve fazer

É necessário reforçar os hábitos e rotinas de limpeza quando se tem companheiros de quatro patas e intensificar o número de vezes que o faz. Mas acredite que não é a dor de cabeça que está a imaginar. Ora veja.

Limpeza com animais em casa e sem falhas? Eis o que deve fazer
Notícias ao Minuto

14:14 - 30/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza

De uma coisa temos a certeza, a limpeza com animais em casa não é igual à limpeza sem patudos, começa por revelar o Ekonomista. Não são poucas as pessoas que até gostariam de ter um cão ou um gato em casa, mas que acabam por adiar essa decisão pelo facto de recearem a sujidade e falta de ordem em casa. 

É claro que é necessário reforçar os hábitos e rotinas de limpeza quando se tem companheiros de quatro patas. E mesmo intensificar o número de vezes que o faz, refere a plataforma. Mas acredite que não é a dor de cabeça que está a imaginar, sustenta.

Assim, espreite 'aqui' alguns truques de limpeza com animais em casa, enumerados pelo Ekonomista. Tome nota.

Mais vale prevenir do que remediar

Um dos principais truques de limpeza com animais em casa não é, na verdade, um truque propriamente dito, porque mais do que limpar o que está sujo, não há nada como prevenir.

Assim, limpe as patas ao seu cão antes de entrar em casa e se vir que largou muito pelo num local da casa, remova imediatamente e evite que os pelos comecem a espalhar-se pelo ar.

Ensine-lhes regras

O que o Ekonomista quer dizer com isto é que incuta algumas regras. Nada de subir para o sofá; evite que entre em algumas divisões de casa e ensine-o a 'abanar-se' para libertar o pelo em excesso no exterior da casa.

Aposte numa boa luva 

Um dos truques de limpeza com animais em casa que é mesmo mesmo obrigatório é a limpeza do pelo do seu melhor amigo, faz notar a plataforma. Não poupe dinheiro neste acessório, até porque vai poupar-lhe horas de limpezas.

Escove-o pelo menos uma vez por semana e, em especial, nas alturas de mudança de pelo (mudanças de estação), reforce para 2 a 3 vezes.

Considere adquirir um aspirador automático

Estes robots são os melhores amigos de donos de animais. Isto porque o único esforço que exigem é mesmo o financeiro inicial e depois o ligar e carregar o aparelho.

Estes robots aspiram a casa sozinhos, evitam degraus e são inteligentes para contornar a mobília. Ponha-o a trabalhar uma vez por dia e note as diferenças.

Folhas de salsa na gamela da ração

Por mais que limpe a zona de refeição do seu companheiro de quatro patas, parece que fica sempre um odor no ar a comida de cão ou de gato. Para mudar isso, basta que coloque dentro da gamela (ou junto dela) uns raminhos de salsa. Além de aromatizar o ar, vai dar um hálito fresco ao seu animal de estimação.

Areia do gato sempre impecável

Segundo o Ekonomista, existe uma mistura caseira que é um dos truques de limpeza com animais em casa que vai agradecer conhecer. Misture umas gotas de água, álcool, bicarbonato de sódio, vinagre branco e amaciador da roupa, mexa bem e coloque a mistura num borrifador. Depois, borrife na areia do gato, no ninho dos patudos ou em locais mais frequentados por eles. 

Banho semanal?

Se pensa que um dos truques de limpeza com animais em casa passa por investir num maior número de banhos aos seus animais, está enganado. Isso só vai fazer com que o seu cheiro fique mais intenso, revela a plataforma.

Nesse sentido, só deverá dar-lhes banho no máximo uma vez por mês e, se sentir mesmo necessidade, aposte numa champô seco para ir fazendo a manutenção.

A mopa é a sua melhor amiga

Se há utensílio indispensável numa casa com animais é uma mopa. Muito mais do que uma vassoura. Afinal, esta última acaba por levantar muito mais pelo e poeira do que aquela que efetivamente varre.

Ambientadores

Por mais que ande em cima da situação, e por mais perfume que lhes coloque, os animais têm um odor característico que pode ser mais incomodativo para algumas pessoas do que para outras. 

Atualmente, o que não faltam são opções de diferentes ambientadores. E muitas delas têm até versões de aromas específicos para quem tem animais, sublinhe-se.

Leia Também: Como reagir quando um vizinho tem animais em casa que fazem barulho?

Campo obrigatório