Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação 'Repensar os espaços': Roca quer aju...

'Repensar os espaços': Roca quer ajudar na revisão dos bairros e casas

O Roca Gallery pretende ajudar a repensar as cidades, os bairros e as casas, abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Para isso, está a organizar um debate onde explora novas forma de projetar e construir os espaços domésticos e públicos. 'De que maneira os avanços tecnológicos e conceptuais nestas áreas inspiram melhorias na maneira de viver?' é um dos muitos temas que serão abordados.

'Repensar os espaços': Roca quer ajudar na revisão dos bairros e casas

Para o Roca, é fundamental olhar para as cidades, bairros e habitações, no sentido de considerar uma nova forma de projetar e construir os espaços domésticos e públicos. Em causa estão a pandemia, as alterações climáticas e as respetivas consequências que forçaram a repensar os diferentes espaços em que o ser humano habita, em todo o mundo. 

Estas transformações exigem uma revisão no que respeita ao design e à construção de espaços, a começar pelas casas, comunidades e cidades, segundo informa o comunicado enviado às redações.

Assim, em 'Repensar os espaços', o Roca Gallery explora novas formas de avançar neste debate atual, apresentando a visão de um painel de especialistas multidisciplinar através de uma série de novos artigos publicados todas as semanas na plataforma digital, até ao final de agosto, lê-se no documento. Por exemplo, 'De que maneira os avanços tecnológicos e conceptuais nestas áreas inspiram melhorias na maneira de viver?' é um dos muitos temas que serão abordados.

De acordo com o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, entre os artigos disponíveis, o arquiteto Byron George explica o impacto da revolução tecnológica nos espaços destacando ideias para design de interiores que promovem o bem-estar e o compromisso no contexto atual.

Também vai ser possível ter acesso à opinião de arquitetos como Ramon Bosch e Bet Capdeferro, recetores do UE-Premio Mies van der Rohe, que defendem uma nova abordagem para a prática da arquitetura baseada na gestão inteligente dos recursos naturais disponíveis, recuperando o papel de criadora de microclimas ideais para a vida humana.

Por sua vez, Sarah Ichioka, consultora, curadora de arte e escritora, fará um resumo sobre iniciativas para repensar as casas promovidas pelo governo e sua infraestrutura, através do exemplo de Singapura.

Por outro lado, Somi Kim, diretora sénior de soluções de cuidados de saúde da Johnson & Johnson, propõe um novo modelo de espaços de banho escolares que incentiva a defesa da acessibilidade, direitos civis e design inclusivo.

De realçar que 'Repensar os espaços' é o último tema de uma série de artigos mensais e bimensais que exploram questões atuais do ponto de vista da arquitetura, design, inovação e sustentabilidade, faz ainda notar a mesma nota. Todos os artigos estão disponíveis em inglês e castelhano aqui.

Leia Também: Covid-19: Qual a importância da ventilação das casas e escritórios?

Campo obrigatório