Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Covid-19: Qual a importância da vent...

Covid-19: Qual a importância da ventilação das casas e escritórios?

A Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado (APIRAC) reiterou a importância da correta ventilação das "nossas casas e do nosso emprego", como um dos pilares em que deve assentar o plano de desconfinamento. Em causa, está o facto de que "o contágio nos espaços fechados é cerca de 20 vezes mais provável do que no exterior."

Covid-19: Qual a importância da ventilação das casas e escritórios?

"Como se tem comprovado, e genericamente aceite, o contágio nos espaços fechados é cerca de 20 vezes mais provável do que no exterior", começa por explicar a Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado (APIRAC).

"Acresce que cerca de 80% do nosso tempo de vida é passado em espaços fechados, as nossas casas, o nosso emprego, as nossas diversões e até muito do nosso desporto. Importa, assim, analisar de forma simples e racional, o que se pode fazer para que o contágio diminua fortemente no interior desses espaços", acrescenta.

Segundo o jornal Construir, que adianta com a notícia, a Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado (APIRAC) reiterou a importância da correta ventilação de espaços fechados, como um dos pilares em que deve assentar o plano de desconfinamento.

Numa reação que surge depois da última reunião na sede do Infarmed, em Lisboa, a APIRAC salienta que tem “insistentemente veiculado junto de várias entidades, nomeadamente do Senhor Presidente da República, de membros do Governo, dos grupos parlamentares e da Direcção-Geral da Saúde." De acordo com o jornal, ao longo de mais de ano e meio de pandemia, a associação "tem procurado sensibilizar os decisores e a opinião pública sobre o aspeto determinante que constitui a ventilação para a saúde pública”. 

Para a APIRAC, "só duas questões se colocam quando encaramos o problema da existência de agentes poluentes no interior dos edifícios. Em primeiro lugar, evitar que qualquer poluente penetre nesse espaço e em segundo lugar, se o agente poluente ou patógeno foi transportado para o interior ou nele se desenvolveu, é necessário anulá-lo ou expulsá-lo rapidamente para o exterior, reduzindo o mais possível o tempo de exposição”, pode ler-se no comunicado, a que o jornal Construir teve acesso.

A associação explica ainda que “para este efeito, a ventilação e extração do ar do espaço em causa, será um dos métodos mais eficazes e mais económicos de o conseguir. Assim, a prática da introdução de ar exterior por sistemas de ventilação/extração em todos os edifícios, seja natural ou forçada, além de obrigatória, é fundamental para a saúde, bem-estar e segurança dos seus ocupantes ou utilizadores."

"A análise do espaço, das obstruções existentes, do tipo de atividade, do caudal de ar mínimo, do local de entradas e saídas do ar, da eficácia de ventilação, da climatização para
evitar choques térmicos, são alguns dos requisitos a ter em conta na escolha e implementação de um bom sistema de ventilação”, sustenta a associação.

De realçar que a APIRAC instituiu o Selo AR SAUDÁVEL para auditar e certificar as instalações de AVAC que demonstrem acompanhar as regras de saúde adequadas para evitar a contaminação dos espaços climatizados com o SARS-CoV-2, garantindo a sua boa execução e funcionamento.

Leia Também: Peritos propõem evolução das medidas de acordo com taxa de vacinação

Campo obrigatório