Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Mercado Agentes Startup portuguesa liga casas a clie...

Startup portuguesa liga casas a clientes e vence prémio na Alemanha

A Nilg.ai desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial que pretende ligar inquilinos a cerca de 400 mil habitações na Alemanha, de forma personalizada.

Startup portuguesa liga casas a clientes e vence prémio na Alemanha

A NILG.AI conquistou a competição de inovação aberta de dados DataHub Ruhr na categoria de imobiliário. "Estamos orgulhosos de anunciar que NILG.AI está entre as startups vencedoras da 4.ª edição do DataHub Ruhr. A competição DataHub Ruhr é uma iniciativa de inovação aberta que cria oportunidades de matchmaking entre grandes empresas na área de Ruhr e startups globais", revela Kelwin Fernandes, CEO da Nilg.ai, na página oficial da empresa.

Segundo o CEO da empresa, a Nilg.ai desenvolveu uma ferramenta para o desafio de 'Flat Finder' proposto pela imobiliária Vonovia. Ou seja, foi desenvolvida um sistema de recomendação que pretende ligar inquilinos a cerca de 400 mil habitações na Alemanha. Ou seja, criou-se uma espécie de algoritmo de inteligência artificial para ligar clientes a apartamentos de forma personalizada.

"No nosso caso, ganhámos o 'desafio flat finder' proposto pela Vonovia. O desafio consiste na construção de um sistema de recomendação para facilitar a correspondência entre potenciais inquilinos e as cerca de 400.000 unidades residenciais detidas pelo grupo na Alemanha, Suécia e Áustria", refere  Kelwin Fernandes. 

"Como empresa de consultoria em IA, tivemos a oportunidade de ter um impacto entre indústrias e geografias, trabalhando com startups para grandes empresas. Esta experiência permite-nos ligar os pontos e identificar padrões na forma como as tecnologias de IA podem ser aplicadas em diferentes domínios. A IA está a contribuir para o fortalecimento do ecossistema nacional que está a transformar Portugal num importante player de inovação de IA na região", faz ainda notar o CEO da NILG.AI.

Nascida em 2018, a Nilg.ai é uma empresa que presta serviços de consultoria e desenvolvimento em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. conta atualmente com uma equipa de seis pessoas e está sedeada no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. 

Leia Também: Arquitetos portugueses vencem prémio internacional de arquitetura

Campo obrigatório