Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Casas na árvore sustentáveis geram f...

Casas na árvore sustentáveis geram forte procura internacional nos Açores

A consultora imobiliária internacional Athena Advisers acaba de concluir a comercialização do Forest Homes e prepara a segunda fase do projeto. Tratam-se de 'casas na árvore' e de chalés projetados e construídos com princípios de sustentabilidade que geraram uma forte procura internacional no arquipélago dos Açores.

Forest Homes -

Tratam-se de 'casas na árvore' e de chalés projetados e construídos com princípios de sustentabilidade que geraram uma forte procura internacional no arquipélago dos Açores.

Notícias ao Minuto

11:02 - 27/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casas na árvore

A entrega das casas está marcada para o terceiro trimestre de 2022, mas as cinco villas e três chalés que constituem o empreendimento Forest Homes, nos Açores, já estão 100% vendidas ou reservadas. De acordo com o comunicado enviado aos jornalistas, a comercialização está a cargo da consultora internacional Athena Advisers em regime de exclusividade, que atraiu compradores americanos e canadianos rendidos ao arquipélago açoriano e ao conceito inovador e sustentável deste projeto.

Segundo a mesma nota, o empreendimento, que começou a ser comercializado no início de 2020, “registou um elevado interesse num mercado onde, atualmente, a procura supera a oferta”, revela David Moura-George, diretor geral da Athena em Portugal.

“Nesta procura destacam-se os compradores norte-americanos que têm uma forte afinidade com o Arquipélago dos Açores ao largo da costa americana por evidenciar características semelhantes ao Havaí”, sustenta.

Todas as villas foram desenhadas como 'casas na árvore' e a construção do total das oito unidades que compõem o projeto está a ser feita com recurso a materiais locais, como madeira, pedra de basalto e telha cerâmica, lê-se no documento.

Piscina privativa ou acesso a uma área comum com piscina são ainda parte integrante destas casas, que terão classificação elevada em termos de eficiência energética para maior sustentabilidade e menor impacto ambiental.

“O projeto Forest Homes é atrativo para quem procura uma casa de férias com fortes perspetivas de retorno. O preço é de cerca de 2.000 euros por m2, para propriedades que são vendidas prontas a habitar ou a colocar num programa de arrendamento de curta duração com uma yield de 5%”, destaca David Moura-George. 

O responsável adianta ainda que “já está em preparação o lançamento da segunda fase do projeto, que será, mais uma vez, comercializado em exclusivo pela Athena Advisers num dos destinos (…) que continua a ser elegível para efeitos de Golden Visa (…).”

De acordo com o comunicado, as villas (Forest Homes) são de tipologia T2, com 196 m2. Usufruem de cozinha, sala de estar e de jantar em plano aberto, amplas janelas em todas as divisões, varandas e terraço na cobertura com vistas deslumbrantes. 

Por seu turno, os chalés (Forest Homes Cottages) são também  de tipologia T2, com uma área de 189 m2 distribuída em dois pisos. No piso inferior ficam os quartos e a zona de trabalho e no piso superior situa-se a área social em plano aberto que liga a um deck com jardim. 

Leia Também: Município de Oeiras vai sortear mais 42 fogos de Habitação Jovem

Campo obrigatório