Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Escritórios Procura de escritórios para comprar ...

Procura de escritórios para comprar cresce, mas para arrendar desce

Nos primeiros seis meses deste ano, verificou-se um aumento de 5,5% na procura de escritórios para compra, em comparação com o período homólogo. Já a procura para arrendamento diminuiu progressivamente desde o início da pandemia.

Procura de escritórios para comprar cresce, mas para arrendar desce

A procura de escritórios para compra subiu no primeiro semestre em 2021, face ao período homólogo, mas continua abaixo de 2019. Já a procura para arrendamento diminuiu desde o início da pandemia. De acordo com os dados hoje divulgados pelo portal Imovirtual, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a procura por escritórios para compra cresceu 5,5% no primeiro semestre de 2021 comparativamente ao ano anterior. Por seu turno, para arrendar teve um decréscimo de 10% no primeiro semestre de 2020.

Isto deve-se à "tendência na globalidade do território é, em alguns casos, oposta ao que se verifica nas regiões mais procuradas para compra e arrendamento de escritórios, onde se aglomeram mais empresas que alteraram as suas estratégias de trabalho e procuram adaptar-se", começa por explicar Ricardo Feferbaum, Diretor Geral do Imovirtual.

E também porque “existem atualmente novas realidades, há empresas que cresceram apesar do período de pandemia e necessitam de escritórios maiores, outras que vão adotar permanentemente o teletrabalho e procuram fazer o downsizing das suas instalações, o que pode justificar o aumento da procura por compra de novos escritórios”, sustenta.

Segundo os mesmo dados, a procura por escritórios para comprar continuou abaixo dos níveis registados há dois anos. Observou-se um decréscimo de 18% no primeiro semestre de 2020 em relação ao período homólogo de 2019, lê-se no documento.

Apesar deste decréscimo geral de procura no primeiro semestre de 2020 comparativamente a 2019, as regiões de Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Matosinhos mostram um aumento de visualizações em relação ao período homólogo do ano anterior.

Segundo o Imovirtual, à exceção de Braga, todas as cinco regiões mais procuradas para compra de escritório no primeiro semestre de 2021 registam um aumento de visualizações, em linha com a tendência nacional.

Por referência ao arrendamento, a procura por escritórios para arrendar teve uma descida de 10% no primeiro semestre de 2020, comparativamente ao mesmo período de 2019, e de 14% de 2020 para 2021. 

De acordo com os mesmos dados, Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga e Matosinhos são, respetivamente, as localizações mais procuradas para o arrendamento de escritórios no primeiro semestre dos três anos.

Apesar de a procura por escritórios ter diminuído no primeiro semestre de 2020, no território nacional, verifica-se que estas cinco regiões mais procuradas registaram um aumento nas visualizações em 2020, em relação ao ano anterior, voltando a diminuir no período homólogo de 2021, refere o mesmo comunicado.

Leia Também: Mercado de escritórios caiu 66% no Porto e 34% em Lisboa no início do ano

Campo obrigatório