Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Fez uma oferta para comprar casa e j...

Fez uma oferta para comprar casa e já não a quer? Eis como rescindi-la

Caso tenha feito uma oferta para comprar uma casa e agora arrependeu-se, saiba que há passos que poderá e deverá tomar.

Fez uma oferta para comprar casa e já não a quer? Eis como rescindi-la

Geralmente, tem de ser rápido se quiser comprar uma casa. De acordo com o Apartment Therapy, principalmente no mercado imobiliário atual, os proprietários não têm muito tempo para discutir os prós e contras de uma propriedade antes de fazer uma oferta. Para alguns, isso poderá significar mesmo arrependimentos, dúvidas e um remorsos.

Mas caso tenha feito uma oferta para comprar uma casa e agora arrependeu-se, há passos que poderá e deverá tomar. De acordo com Matt Dolan, agente imobiliário da Sagan Harborside Sotheby's International Realty em Marblehead, Massachusetts eis o que deve fazer se e quando quiser rescindir a oferta.

Pergunte a si mesmo se e porquê que está com dúvidas

As razões mais comuns pelas quais as pessoas rescindem uma oferta são porque começam a surgir dúvidas depois de falar com um amigo ou um familiar. Outro motivo recai porque descobriram algo insatisfatório na habitação, ou simplesmente ficaram sobrecarregados com a decisão, revela Matt Dolan ao Apartment Therapy.

"A decisão de retirar uma oferta nunca deve ser tomada de animo leve, mas há situações em que é melhor recuar do que continuar com a transação."

Converse com o seu agente imobiliário

Segundo a plataforma norte-americana, se fez parceria com um bom agente, estes terão sempre em consideração os seus melhores interesses. Então, se está com dúvidas, Dolan afirma que a sua primeira ligação deverá ser sempre com o seu agente imobiliário para que possam revelar-lhe os próximos passos.

"Dependendo de quão longe está na transação, o agente pode (também) precisar de estar envolvido", sustenta.

Descubra o que tem a perder

Comprar uma casa é a maior compra que muitas pessoas farão na sua vida, o que significa que perder um depósito não reembolsável ou outras taxas pode não ser tão grave em comparação com a retirada de uma hipoteca por dezenas (ou centenas) de milhares de dólares. 

"Certifique-se de entender o contrato e as implicações que está a assinar", faz notar Dolan. "Os contratos variam de local para local e cada transação é única."

Note que precisará de falar com os profissionais imobiliários para saber exatamente o que vai ter que pagar para sair do negócio.

Não espere muito tempo

Se provavelmente já sabe que está com dúvidas na compra da casa, ou se considera mesmo que cometeu um erro, o mais importante é seguir com o seu instinto e falar com o seu agente imobiliário, o mais rápido possível, alerta Dolan. "Isto porque poderá diminuir o golpe para todos os envolvidos", sustenta.

"Na nossa agência, geralmente, oferecemos um período de 10 dias ao comprador para avaliar mais de perto um imóvel antes de se comprometer totalmente a seguir em frente." Depois que essa janela fecha, pode tornar-se mais desafiador recuar sem perder um depósito. 

Leia Também: Comprar casa pela 1.ª vez: Quatro aspetos a priorizar e quatro a abdicar

Campo obrigatório