Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Lar Conselhos Sabia que organizar a despensa poder...

Sabia que organizar a despensa poderá reduzir o desperdício alimentar?

Uma despensa bem organizada, assim como um frigorífico com apenas o necessário, é o primeiro passo para evitar que produtos alimentares vão para o lixo e reduzir o desperdício. Mas como? Fique a par.

Sabia que organizar a despensa poderá reduzir o desperdício alimentar?

Organizar a despensa da cozinha é essencial para reduzir o desperdício. Quem o diz é Joana de Vivre, Health Coach e consultora na área de nutrição, na página 'À Roda da Alimentação', do Continente. Segundo a Health Coach, seja em casa ou no mundo da restauração, há muito que se pode fazer neste sentido.

Uma despensa bem organizada, assim como um frigorífico com apenas o necessário, é o primeiro passo para evitar que produtos alimentares vão para o lixo e reduzir o desperdício, sustenta a consultora na área de nutrição.

Isto porque ao fazer um inventário dos produtos que já tem em casa, poderá evitar comprar a mais e deitar fora alimentos que já não estejam próprios para consumo.

Para a Health Coach, o mais importante é começar por retirar tudo da despensa e confirmar se ainda está tudo próprio para consumo. Depois, resta limpar muito bem para começar do zero.

Segundo Joana de Vivre, poderá ainda dar um toque de tinta às paredes ou até colocar um papel de parede que goste, de forma a renovar este espaço lá de casa. Por exemplo, opte por pintar as paredes com um  cinzento claro e troque as prateleiras brancas por prateleiras de pinho claro, tal como a consultora fez na sua despensa.

Depois, passa-se à organização. Organize os produtos por categorias, ou seja, farinhas, frutos secos, leguminosas, snacks, entre outros. Nesse sentido, tente sempre guardar os produtos em recipientes transparentes, de forma a ver as quantidades e o que está lá dentro, revela a consultora. Não precisa de ir a correr comprar frascos de vidro, aproveite aquilo que tem em casa, faz notar a Health Coach.

No caso de ter pouco espaço de arrumação, poderá utilizar caixas para colocar todos os produtos referentes a uma categoria, por exemplo, 'bolos'. Aqui deverá incluir o fermento, açúcar, entre outros produtos.

De seguida, coloque os frescos que não necessitam de frigorífico, como as batatas ou cebolas, em cestos metálicos ou carrinhos. Aqui também poderá colocar etiquetas com o nome do produto no recipiente. Para Joana de Vivre, é importante manter os produtos da mesma categoria juntos, note-se. Pois só desta forma, saberá em que direção olhar quando abrir a despensa à procura de algo.

Por último, mas não menos importante, mantenha sempre um inventário daquilo que tem na despensa e com a respetiva data de validade, em papel ou no telemóvel. Desta forma, sabe o que deve consumir primeiro e evita desperdiçar alimentos, revela a consultora na área de nutrição.

Mais ainda, não se esqueça de apenas comprar o que está em falta e cozinhe os alimentos que têm a data de validade mais próxima, faz ainda notar a Health Coach. 

Leia Também: O tamanho da sua despensa não importa, mas sim como saber aproveitá-lo

Campo obrigatório