Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Habitação 1.º Direito: Há mais 2.665 famílias ...

1.º Direito: Há mais 2.665 famílias a beneficiar de habitação condigna

O IHRU assinou nos últimos dias mais cinco acordos de colaboração com autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, somando agora 76 acordos.

1.º Direito: Há mais 2.665 famílias a beneficiar de habitação condigna

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai dar apoio a mais 2.665 famílias no âmbito do 1.º Direito. De acordo com o Governo, o IHRU assinou nos últimos dias mais cinco acordos de colaboração com autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, somando agora 76 acordos. São mais 2665 famílias identificadas.

Segundo o Executivo, que avança com a notícia, os acordos assinados nos últimos dias com Anadia, Loures, Oliveira do Bairro, Póvoa de Varzim e Vagos permitirão dar resposta a 2.665 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 1 788 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector.

De recordar que nos acordos de colaboração em curso foi já possível concretizar 859 habitações para entregar a famílias identificadas e que viviam em condições indignas, lê-se no documento.

Homologados pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, os acordos assinados definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de cerca de 175 milhões de euros, dos quais 85,7 milhões de euros são financiamento a fundo perdido.

Faz ainda notar o Governo que as modalidades de soluções habitacionais previstas nestes Acordos de Colaboração passam por reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, pode-se ler na página oficial da República Portuguesa.

Leia Também: IHRU está a sortear três habitações no Município de Trancoso

Campo obrigatório