Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Lisboa: Subida do preço das casas vo...

Lisboa: Subida do preço das casas volta a valorizar a área metropolitana

O preço das habitações cresceu 4,9% em Lisboa no segundo trimestre deste ano. Este valor coloca a capital portuguesa de novo a alinhar com a dinâmica de valorização da restante Área Metropolitana.

Lisboa: Subida do preço das casas volta a valorizar a área metropolitana

Os preços das casas aumentaram 4,9% em Lisboa no 2.º trimestre de 2021, face ao trimestre anterior. De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, enviados em comunicado aos jornalistas, esta subida sucede à variação trimestral negativa (-0,3%) observada no arranque do ano e coloca a capital de novo a alinhar com a dinâmica de valorização da restante Área Metropolitana de Lisboa.

Segundo a mesma nota, ainda na AM de Lisboa, verificou-se uma variação trimestral média dos preços de 5,6% no segundo trimestre, face aos 1,5% observados no 1.º trimestre.

A aceleração na variação trimestral foi uma realidade transversal à região, intensificando-se a subida de preços em todos os mercados da AM Lisboa sem exceção, lê-se no documento. 

Por seu turno, o Porto também intensificou a subida de preços, mas mantém-se como o mercado que menos valoriza na respetiva Área Metropolitana, apurando-se uma subida trimestral de 1,8% no segundo trimestre, mostram os mesmos dados hoje divulgados. Já no trimestre anterior, este indicador tinha ficado em 0,6%, segundo a Confidencial Imobiliário.

De acordo com os mesmo dados, na Área Metropolitana do Porto, o segundo trimestre trouxe igualmente uma aceleração da valorização trimestral a todos os mercados, embora com intensificações menos acentuadas do que na Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, de uma valorização média de 1,8% apurada para a região no início deste ano, evoluiu-se para uma de 4,2% no 2.º trimestre, pode-se ler no comunicado.

Por referência ao preço médio de venda da habitação, no 2.º trimestre ascendeu a 3.833 euros por m2 em Lisboa e a 2.506 euros por m2 no Porto, conforme revelam os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.

Note que estas conclusões surgem dos dados refletem os mais recentes do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Estes índices acompanham a evolução dos preços de venda, apurados a partir das transações reportadas ao SIR-Sistema de Informação Residencial.

Leia Também: Lisboa: 24.º lugar das cidades mundiais onde o preço das casas mais subiu

Campo obrigatório