Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º
Lar Conselhos Deixe de ser refém das tarefas domés...

Deixe de ser refém das tarefas domésticas e poupe tempo nas limpezas

Se gosta de ter a casa lavada, saiba quais as coisas que deve limpar já para tornar os seus afazeres domésticos mais rápidos e manter toda a casa fresca e num brinco.

Deixe de ser refém das tarefas domésticas e poupe tempo nas limpezas

A verdade é que por mais meticuloso que possa ser nas limpezas de casa, há pontos que vão acabar por lhe escapar. E não se preocupe porque não é falta de cuidado, mas sim de rotina. Por mais meticuloso que possa ser nas limpezas de casa, a verdade é que há pontos, uns mais escondidos, outros nem por isso, que vão acabar por lhe escapar. Mas se seguir esta lista enumerada pelo Ekonomista, é certo de que os dias de limpeza a fundo serão mais curtos e simples, pois não haverá tanta sujidade acumulada.

Toalhas das mãos e panos da cozinha

O uso frequente das toalhas e dos panos faz com que ambos devam ser trocados frequentemente, de dois em dois dias ou, mesmo, diariamente.

Pias da cozinha e WC

A pia da cozinha está em contacto com uma diversidade de itens sujos e cheios de bactérias, afirma a plataforma. Por isso, a sua higienização diária, ao fim de cada uso, é imperativa.

No WC, é também fundamental remover e evitar a acumulação de marcas e manchas e desentupir o ralo.

Basta que encha o lavatório com água morna e uma colher de sopa de alvejante durante 5 minutos. Depois, enxague e deixar secar naturalmente, finalizando com a passagem de um pano limpo, revela o Ekonomista.

Paredes do chuveiro

Não deixe acumular a sujidade nos azulejos que revestem a parede do chuveiro. Assim, deverá passar um pano pelas paredes sempre que tome banho e verá como as manchas de humidade não se vão acumular, poupando muitas horas de limpeza.

Loiça e eletrodomésticos

Não descure na limpeza dos objetos que mais usa diariamente, sublinha a plataforma. Lave sempre a loiça e não guarde eletrodomésticos que ainda têm restos de comida.

Desta forma, evita os maus cheiros e o surgimento de insetos indesejados. Privilegie ainda água morna a quente, detergente e, se necessário, um anti gordura.

Pavimento da cozinha

O chão da cozinha é, provavelmente, a área de sua casa que mais sujidade acumula. Portanto, limpá-lo uma vez por dia facilita a limpeza a longo prazo e garante uma cozinha sempre bem higienizada.

Roupas sujas

Evite acumular roupa suja, especialmente se tiver nódoas e manchas incrustadas. Nestes casos, o melhor mesmo é lavar à mão, pois a nódoa sairá com mais facilidade, refere o Ekonomista.

Loiças do WC

Todas as superfícies do WC devem ser lavadas uma vez por semana, de modo a evitar a acumulação de germes e bactérias.

Além disso, se o fizer com frequência, a limpeza será bem mais rápida, pois não haverá tantas manchas incrustadas, nem sujidades difíceis de remover.

Carpetes e tapetes

As tapeçarias e têxteis, no geral, são os melhores amigos dos ácaros, por isso há que aspirar estes objetos com bastante regularidade. Por isso, não deixe o pó acumular e se tiver animais em casa não facilite, arremata a plataforma.

Móveis

Não subestime o pó, alerta o Ekonomista. Além de problemas para a sua saúde, sobretudo respiratória, a acumulação de sujidade pode danificar o seu mobiliário. Portanto, passe frequentemente um pano de microfibra, que absorve a poeira, sem a espalhar.

Lençóis

Mude semanalmente os lençóis e previna a acumulação de germes, suor, ácaros e outras sujidades, mais ou menos visíveis, mas muito prejudiciais à saúde.

Espelhos

Limpe os vidros com um pano de microfibra e diga adeus às manchas e aos riscos que prejudicam o seu reflexo límpido e perfeito.

A lista da coisas que deve limpar não é longa e, apenas, lhe consome alguns minutos diários. Portanto, se gosta de ter a casa lavada, sem ser refém das tarefas domésticas, siga estas sugestões e mantenha toda a casa fresca e num brinco.

Leia Também: As coisas de que provavelmente se está a esquecer de limpar em casa

Campo obrigatório