Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Construção ACAN lança inquérito sobre economia ...

ACAN lança inquérito sobre economia circular na construção em Portugal

Eis que surge uma nova comunidade de indivíduos unidos pelo interesse no mundo da arquitetura e construção, empenhados em tomar medidas que deem resposta às crises climáticas e ecológicas. A sua missão é mudar o modo de construção através do poder de ação coletiva e, por isso, estão a recolher dados sobre o atual estado da construção no país.

ACAN lança inquérito sobre economia circular na construção em Portugal

Nasceu o grupo ACAN – Architects Climate Action Network em Portugal, uma comunidade de indivíduos unidos pelo interesse no mundo da arquitetura e construção, empenhados em tomar medidas que deem resposta às crises climáticas e ecológicas. A sua missão é mudar o modo de construção e, por isso, estão a organizar um inquérito sobre o atual estado deste setor no país. A informação é adiantada pela plataforma Espaço de Arquitetura.

"O grupo de economia circular está a trabalhar para que a indústria da construção em Portugal altere radicalmente o seu paradigma atual e adote princípios de reutilização e aproveitamento", começa por revelar o grupo ACAN.

Nesse sentido, o objetivo do grupo é "potenciar o design regenerativo em todas as suas fases e escalas de modo a inverter o atual impacto negativo da construção tornando-o, pelo contrário, positivo", sustenta.

Fazem parte de uma rede internacional com origem no Reino Unido em 2019, e a sua missão é alterar como é feita a construção através do poder de ação coletiva. Desta forma, pretendem mobilizar um movimento de profissionais ligados à indústria ou que tenham interesse, faz notar a plataforma.

Assim, estão a recolher dados sobre o atual estado da construção em Portugal, mais concretamente no tema da Economia Circular. Deste modo, convidam a participação e divulgação do inquérito para fazerem um levantamento do conhecimento geral, de modo a usar os recursos e campanhas de forma mais eficiente e incisiva.

Saliente-se que o inquérito é aberto a todos (arquitetos e não só) e estará disponível até dia 31 de Agosto. As conclusões serão partilhadas nas plataformas digitais da ACAN assim que reunir e analisar os dados facultados.

Leia Também: Construção e imobiliário entre os melhores desempenhos laborais em 2020

Campo obrigatório