Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Porque não consigo manter a casa lim...

Porque não consigo manter a casa limpa e arrumada?

Se é daqueles que não consegue manter a sua habitação limpa e organizada, não desespere. Há uma série de rituais que são muito simples de fazer e super práticos. Tome nota.

Porque não consigo manter a casa limpa e arrumada?

A verdade é que há vários rituais que são muito simples de fazer e super práticos, se quisermos manter a casa limpa e organizada. Ainda assim, algumas destas tarefas poderá ter de envolver toda a família para que a manutenção se mantenha. Quem o revela é a plataforma Habitissimo que afirma que são os 'sábios costumes' que permitem desfrutar de uma habitação mais limpa. Gostaria de saber porque não consegue ter uma casa limpa? Tome nota.

Porque chega a casa e deixa tudo espalhado 

Um dos antídotos infalíveis é começar a ser arrumado, assim que abrir a porta de casa. Para isso, coloque um pequeno armário ou guarda-roupa, de acordo com o tamanho que tenha o seu hall e use-o, afirma o Habitissimo. Aqui poderá colocar a carteira, os casacos, os sapatos do dia a dia e os chapéus de chuva, em vez de os deixar espalhados.

Porque não faz a cama todos os dias

A verdade é que muitas pessoas são preguiçosas na hora de fazer a cama e isso faz com que o quarto não esteja arrumado, nem limpo, faz notar a plataforma especialista em arquitetura e design de interiores.

Note que fazer a cama pode levar dois minutos. E o resultado? Chegar a casa e ter a cama feita faz com que a nossa perceção do quarto seja muito mais agradável

Porque não verificamos a casa de banho com frequência

O que o Habitissimo quer dizer com isto é que é importante dar um 'olho' a esta divisão de casa mais vezes por semana. Pois, a casa de banho está sempre suja salvo o dia em que a limpamos, sustenta a plataforma.

Se tomamos banho diariamente, porque é que só arrumamos os produtos e limpamos o lavatório, o chuveiro e a sanita, uma vez por semana? Rever estas peças depois de tomar banho, levará apenas alguns minutos e o resultado é ver a cada dia a casa de banho limpa e desinfetada.

Porque não gasta 15 minutos a arrumar a casa

Neste caso, é vital envolver toda a família, de acordo com a plataforma. E se fizer este ritual todos os dias, durante cerca de 15 minutos e cada membro da família se ocupar de um quarto, a casa ficará muito mais limpa e a convivência será melhor. 

Porque come e deixa uma pilha cheia de pratos, até à noite

Este é um dos hábitos mais prejudiciais contra a limpeza que se podem ter num lar. Para o Habitissimo, a cozinha tem de ser arrumada sempre que se use, isto porque cozinhar e deixar os pratos na pia até ao jantar, significa que depois tenha que dedicar muito mais tempo a limpá-los.

Sem falar do problema que com o calor, os cheiros dos restos de comida inundarão a sua cozinha e será um foco de atração para formigas e outros insetos. Na cozinha, não vale ter preguiça, alerta a plataforma.

Porque não faz uma limpeza a fundo, por mês

Além do dia a dia, que lhe permitirá ter a sua casa mais limpa, é importante fazer uma limpeza mais conscienciosa, todos os meses. Por exemplo, na cozinha, há peças importantes como a divisória que se enche de gordura, sendo necessário desmontá-la e esfregá-la bem. Também os azulejos, cujas juntas acumulam a gordura dos cozinhados.

Outro exemplo são as janelas, lâmpadas e cantos que devem ser limpos, em profundidade. Se não tem muito tempo para as limpezas a fundo, há empresas especializadas onde o custo e benefício pode ser muito bom, faz notar o Habitissimo.

Porque vai para a cama sem ter colocado cada coisa no seu sítio 

Não durma sem ter arrumado, pelo menos, a sala de estar e casa de banho. Para a plataforma, estas são duas divisões chave que farão com que a sua casa seja um lugar mais habitável.

Além disso, não abuse nos adornos, que costumam encher-se de pó e necessitam de algum tempo para que fiquem a reluzir outra vez. Use caixas para esconder aquilo que não quer que se veja, como por exemplo os brinquedos e as cestas para deixar as chaves.

Porque não mantém limpa a área de trabalho

Está a trabalhar a partir de casa e tem a mesa num verdadeiro caos? Note que isso poderá impedir que se concentre e que seja produtivo.

Ser arrumado é a chave e, para isso, pode usar as mil ideias de arrumação e organização que existem, desde gavetas, móveis auxiliares, estantes, armários ou arquivadores.

Aqui o mais importante é conseguir encontrar cada coisa à primeira. A ordem e a limpeza são a chave para que rendam as horas. Faça isso e verá a diferença, finaliza o Habitissimo.

Leia Também: As coisas de que provavelmente se está a esquecer de limpar em casa

Campo obrigatório