Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Decoração Questões a fazer antes de escolher u...

Questões a fazer antes de escolher uma cor de destaque lá para casa

O melhor a fazer é encontrar um equilíbrio entre uma tonalidade que contraste com a sua paleta de cores principal sem aumentar o resto do seu espaço. Saiba como.

Questões a fazer antes de escolher uma cor de destaque lá para casa

Encontrar a cor de destaque certa para uma divisão em casa poderá ser uma verdadeira luta. De acordo com o Apartment Therapy, o melhor a fazer é encontrar um equilíbrio entre uma tonalidade que contraste com a sua paleta de cores principal sem aumentar o resto do espaço do seu lar.

Para facilitar um pouco esta busca, a plataforma norte-americana conversou com dois especialistas em cor, sobre as perguntas que deve fazer a si mesmo antes de escolher uma cor de destaque. Ora veja.

A cor de destaque só pode ser usada numa parede diferenciadora da divisão?

Ao contrário do que a maioria pensa, cores de destaque nem sempre precisam de ser usadas somente nas paredes diferenciadoras, ou seja, as que podem ser usadas como separadores de divisões ou as que tenham a lareira embutida. Em alguns cenários, menos pode realmente ser mais.

"Introduzir uma parede de destaque é perfeito para destacar uma obra de arte ou móveis favoritos ou zoneamento de uma área para separar o seu uso do resto de um quarto, ideal para apartamentos de plano aberto", partilha Charlotte Cosby, chefe de criação da Farrow & Ball. "No entanto, nem todos os quartos são adequados para (um) pop de cor sólida."

O que quer destacar?

Agora, a próxima grande pergunta: Como você vai usar sua cor de sotaque para destacar o seu espaço? Se quiser destacar os tetos altos, considere adicionar longas cortinas coloridas à mistura ou pintar o teto numa tonalidade leve, revela o Apartment Therapy. 

Também poderá pintar uma forma de arco sobre a lareira, caso tenha. Ou talvez sejam as molduras que fazem uma declaração. Destacar-se-ão ainda mais se encharcados em algum tipo de cor.

A cor escolhida ficará boa o dia todo, todos os dias?

Agora que sabe onde você quer colocar a cor de destaque, é importante pensar sobre como vai ficar durante todas as horas do dia.

"Tudo dependente da luz que entra na sala", declara Cosby ao Apartment Therapy. "Por exemplo, o que poderia funcionar numa sala que é voltada para o sul seria muito diferente em uma sala que é voltada para o norte."

A cor de destaque pode ser repetida?

A cor de destaque não precisa e não devia ser uma maravilha de um só sucesso. Assim, poderá repetir o seu pigmento em todo o quarto ou em toda a casa.

"Uma cor de destaque não precisa de estar em apenas uma parede. Pense no teto ou nos móveis como alternativas", revela Cosby. Se quiser misturar e combinar materiais, cortinas ou móveis nesta cor, também será uma boa opção.

Gosta realmente da cor?

As tendências podem ir e vir, mas a vibração da sua casa está aqui para ficar, faz notar o Apartment Therapy. Por isso, é importante selecionar uma cor de destaque que realmente gosta e não apenas porque é considerado 'trendy' pelos designers de interiores

"O maior erro que pode cometer é escolher uma cor que seja a maior tendência atual", afirma Guerin. "Todos temos as nossas próprias paletas pessoais que mudam ao longo das nossas vidas que ressoam com as nossas experiências pessoais", sustenta.

Leia Também: Decoração tropical: Vá para o Havai sem sair de casa

Campo obrigatório