Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º
Lar Conselhos Siga os conselhos da DECO para usar ...

Siga os conselhos da DECO para usar (melhor) a máquina de secar

Não basta colocar a roupa na máquina de secar e carregar no botão 'iniciar'. Para tirar o melhor partido da sua máquina e poupar energia, há que seguir alguns conselhos. Ora veja.

Siga os conselhos da DECO para usar (melhor) a máquina de secar
Notícias ao Minuto

09:09 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Máquina de secar

Para utilizar a máquina de secar roupa corretamente e obter melhores resultados de secagem, há algumas dicas que deve seguir. De acordo com a DECO PROTESTE, poderá até reduzir a fatura energética e prolongar a vida da sua máquina. 

Leia as etiquetas da roupa

Todas as peças de roupa têm etiquetas com instruções de lavagem e secagem, faz notar a defesa do consumidor. Por isso, leia as etiquetas de cada peça para saber se podem ser colocadas na máquina de secar. Fazer a secagem corretamente ajuda-o a conservar melhor as suas peças de vestuário e a evitar dissabores.

Notícias ao Minuto © DECO PROTESTE  

Escolha o programa de acordo com o resultado que pretende

O programa a utilizar deve ser escolhido de acordo com o resultado que quer obter. Há programas indicados para guardar a roupa depois da secagem sem ter de a passar a ferro, revela a DECO. O tipo de tecido também deve determinar a temperatura e a duração do ciclo de secagem.

Faça uma correta manutenção do filtro

Faça a limpeza do filtro com regularidade, alerta a defesa do consumidor. De acordo com a DECO, caso não o faça, a máquina poderá ser menos eficiente na secagem e pode até aumentar o consumo energético. Saliente-se que algumas máquinas acendem uma luz de aviso quando o filtro de limpeza precisa de ser limpo. Assim, mantenha-se atento e consulte o manual de instruções para saber como fazer a manutenção.

Limpe o condensador

O condensador da máquina de secar deve ser limpo de acordo com as instruções do fabricante. Se o equipamento não estiver ligado ao esgoto, deve despejar o reservatório de água de condensação no fim de cada utilização.

Ciclos antirrugas? Evita o uso do ferro de engomar

Se não gosta de engomar a roupa, use o ciclo antirrugas, sugere a DECO. Algumas máquinas têm mesmo programas de injeção de vapor que ajudam a que as roupas não fiquem tão amarrotadas, note-se.

Separe a roupa antes de a secar

Divida a roupa consoante as suas características. Isto porque caso junte a roupa do mesmo tipo em cada ciclo, irá obter uma secagem mais homogénea. A DECO aconselha ainda a que divida as roupas de acordo com o peso, porque as roupas mais leves secam mais rápido e as pesadas tendem a demorar um pouco mais.

Não exceda a capacidade máxima da máquina

Para a defesa do consumidor é igualmente importante respeitar a carga máxima indicada pelo fabricante da sua máquina. Um tambor quase vazio dificulta a medição da humidade, podendo levar a máquina a fazer a secagem por tempos demasiado curtos ou longos, sublinhe-se. Já um tambor muito cheio pode resultar em períodos prolongados de secagem e em roupa molhada e cheia de vincos.

Aproveite o tarifário elétrico

Se conta com um tarifário elétrico bi ou tri horário, aproveite as horas de vazio para usar a máquina de secar roupa. Note que algumas máquinas têm a função de arranque em diferido, o que significa que não precisa de estar em casa ou acordado para usufruir destes tarifários.

Não deixe a roupa no tambor durante muito tempo

De acordo com a  DECO PROTESTE, para evitar vincos, não deixe a roupa seca no tambor da máquina durante muito tempo. Se retirar as peças ainda quentes, poderá dobrar de imediato sem ter de as passar a ferro.

Coloque a máquina de secar num local arejado

Se possível, coloque a máquina de secar numa divisão arejada e pouco húmida, faz ainda notar a defesa do consumidor. Uma divisão húmida e pouco arejada pode influenciar o desempenho da máquina e a qualidade da secagem.

Leia Também: Eletrodomésticos serão mais duráveis, sustentáveis e fáceis de reparar

Campo obrigatório