Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º
Imobiliário Habitação Comprar casa pela 1.ª vez: Quatro as...

Comprar casa pela 1.ª vez: Quatro aspetos a priorizar e quatro a abdicar

Como comprador de casa pela primeira vez, é fácil ser arrastado pela fantasia da sua casa de sonho. No entanto, a verdade é que muitas pessoas deveriam optar por uma habitação mais acessível de forma a usá-la "como um trampolim para se mudar mais tarde para algo que realmente quer."

Comprar casa pela 1.ª vez: Quatro aspetos a priorizar e quatro a abdicar

"Geralmente não se consegue comprar a casa que se quer da primeira vez, a não ser que tenha um salário incrível", começa por revelar o agente imobiliário de Seattle Zac Schon ao Apartment Therapy. Especialmente nos mercados mais competitivos, Schon reconhece que muitas vezes os compradores saem em desvantagem, apesar de terem finanças fortes e uma pré-aprovação hipotecária. Assim, ao comprar a primeira casa deverá optar por uma habitação mais acessível de forma a usá-la "como um trampolim para se mudar mais tarde para algo que realmente quer", acrescenta o profissional imobiliário.

De acordo com o Apartment Therapy, Schon sugere ainda que se faça alguns compromissos, como optar por um espaço exterior mais pequeno ou menos quartos para que possa obter uma casa a um preço (mais) confortável. A partir daí, poderá usar os ganhos para investir na casa dos sonhos, sustenta o agente imobiliário.

O que deve priorizar quando compra casa

Escritório doméstico

Se o trabalho remoto continuará a ser parte da sua vida daqui para frente, é sábio encontrar uma casa com um quarto bem iluminado e sem distrações para usar como escritório, faz notar o Apartment Therapy. 

Espaço para a sua família crescer

Se planeia ser pai nos próximos anos, certifique-se de que há um quarto extra disponível em casa. Se isso não for possível, procure uma casa que possa expandir mais tarde, ou seja, considere mudar o seu escritório ou ginásio para o quintal de forma a libertar mais espaço interior. 

Conveniência

Pode querer priorizar encontrar uma casa perto do seu trabalho ou de outros lugares que frequente. Assim, esteja atento se precisa de uma viagem de 30 minutos ou se prefere estar mesmo mais afastado.

Facilidade de arrendar ou vender

Priorizar imóveis que provavelmente apreciarão, revela Schon ao Apartment Therapy. Escolher uma casa num mercado robusto ou numa área em ascensão poderá vir a aumentar as hipóteses de vender ou arrendar a um valor mais alto.

O que poderá abdicar

Um grande quintal

Um espaço exterior grande e totalmente cercado pode estar fora do alcance de um orçamento inicial para adquirir a primeira casa.

Se tem animais de estimação, esteja flexível para adquirir um quintal mais pequeno e considere casas com parques próximos. 

Vida citadina

Se está a arrendar um apartamento em uma cidade grande, você pode gawk ao custo de comprar em seu bairro. Você encontrará melhores negócios em casas se expandir sua busca para fora.

Ar Condicionado

A menos que more num lugar desconfortavelmente quente, seja flexível sobre se a sua primeira casa deveria ter uma ar condicionado central. De acordo com o agente imobiliário, poderá ser capaz de sobreviver sem este aparelho, e se não puder, poderá sempre adicionar uma unidade na parede ou no chão mais tarde. 

Aparelhos novos

Os aparelhos antigos não são necessariamente maus, afirma Schon . Um profissional imobiliário experiente poderá ajudá-lo a averiguar se precisarão de ser substituídos em breve, e é improvável que precise atualizá-los todos de uma vez, sustenta o agente ao Apartment Therapy.

Assim, optar por aparelhos em segunda mão poderá ser uma boa opção.

Leia Também: Aumento do preço das casas em Espanha foi menor do que em Portugal

Campo obrigatório