Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Lar Conselhos Bolor no guarda-roupa? Saiba como ev...

Bolor no guarda-roupa? Saiba como evitá-lo com estas dicas

Acabou de encontrar uma peça no seu roupeiro com bolor ou cheiro a mofo? É importante que saiba como evitar o bolor no guarda-roupa de forma eficaz, para que o problema não se alastre. Pode parecer uma tarefa difícil, contudo existem truques e dicas que o vão ajudar neste processo. Ora veja.

Bolor no guarda-roupa? Saiba como evitá-lo com estas dicas

Embora o bolor e o mofo pareçam ser a mesma coisa tendo em consideração que ambos são causados por fungos, possuem características e consequências para a saúde distintas. De acordo com o Ekonomista, de uma forma geral, o bolor é o estágio inicial da infestação, que cria uma camada com algum relevo sobre as superfícies atingidas, normalmente de cor acinzentada, que muitas vezes pode ser removido durante a limpeza semanal de sua casa. Já o mofo é um fungo em estágio avançado

Segundo a plataforma, se encontrou uma peça de roupa no seu roupeiro com bolor ou cheiro a mofo, saiba que é importante evitá-lo no guarda-roupa de forma eficaz, para que o problema não se alastre.

Evitar bolor no guarda-roupa pode parecer uma tarefa difícil, contudo existem truques e dicas que o vão ajudar neste processo. Ora veja.

Areje o guarda-roupa

Se tem problemas constantes com o bolor no seu guarda-roupa, uma das melhores dicas é mesmo deixar as portas do roupeiro totalmente abertas, bem como as gavetas, sugere o Ekonomista.

Desta forma, estará a permitir que o guarda-roupa areje e que o seu interior seja ventilado.

Separe as roupas de inverno das peças de verão

Para a plataforma, o melhor mesmo é separar as roupas por estações, ou seja, as peças de inverno das roupas de verão. Contudo, para quem não tem assim tanto espaço para o fazer, é importante que exponha as peças de inverno ao sol, algumas vezes ao longo da estação.

Além disso, pode ainda também optar por fazer umas lavagens de vez em quando para evitar a acumulação de bolor e o cheiro a mofo, revela o Ekonomista.

Use um pano embebido em vinagre branco

Quando o objetivo é evitar bolor no guarda-roupa, é crucial que faça limpezas com alguma regularidade, saliente-se. Aliás, uma das melhores formas para que esta limpeza se torne eficaz é mesmo a utilização de vinagre branco.

Assim, o Ekonomista sugere que opte por colocar o vinagre diretamente num pano e passar várias vezes nas zonas mais afetadas do guarda-roupa, ou colocá-lo dentro de um pulverizador e aguardar uns minutos até que faça efeito, para depois limpar com um pano seco.

Bicarbonato de sódio: Eis o verdadeiro aliado

Segundo o Ekonomista, para recorrer a esta solução, recomenda-se que misture um pouco de bicarbonato com água dentro de um pulverizador e que deixe atuar na superfície durante uns minutos.

Depois basta passar um pano com água (húmido) e ir limpando cuidadosamente a zona afetada.

A lixívia também é um ótimo aliado

Ainda assim, se optar por utilizar este tipo de produto é importante que seja bastante cuidadoso para que não danifique as suas peças de roupa, alerta a plataforma.

Note que se trata de um produto eficaz no combate ao bolor, mas não se esqueça: coloque sempre uma máscara, cubra o chão e calce uma luvas para evitar possíveis reações alérgicas.

Não guarde as peças de roupa sem lavar

Sempre que utilizar uma peça de roupa e quiser voltar a usá-la no dia seguinte, saiba que não deverá optar por colocá-la dentro do guarda-roupa.

As roupas que utilizamos no dia a dia podem conter vários fungos. Assim, é importante que coloque as peças utilizadas em cima de uma cadeira a arejar ou noutro local que não seja fechado como o seu guarda-roupa.

Leia Também: Lavar a roupa: Dicas para tornar o processo mais ecológico e sustentável

Campo obrigatório