Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Cozinha foi a divisão doméstica onde...

Cozinha foi a divisão doméstica onde mais se gastou energia em casa

Tendo em conta as diferentes utilizações de energia nos alojamentos, verifica-se que foi na cozinha que se concentrou a maior parte do consumo global de energia (34,8%), a que se seguiu o aquecimento de águas com 22,0% e os equipamentos elétricos (21,4%), segundo dados hoje divulgados pelo INE.

Cozinha foi a divisão doméstica onde mais se gastou energia em casa

A cozinha foi a divisão doméstica onde mais se gastou energia em casa, no ano passado. De acordo com os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico hoje divulgados, tendo em conta as diferentes utilizações de energia nos alojamentos, verifica-se que foi na cozinha que se concentrou a maior parte do consumo global (34,8%). A este valor seguiu-se o aquecimento de águas com 22,0% e os equipamentos elétricos (21,4%). Segundo os mesmos dados, o consumo de energia para o aquecimento do ambiente correspondeu a 19,1% do consumo total de energia.

"O consumo de eletricidade assume um papel muito relevante no sector residencial, dado que a maioria dos equipamentos presentes nas habitações requer este tipo de energia, existindo uma evidente dependência desta fonte de energia na sociedade atual", refere o INE.

Segundo o instituto de estatística, o consumo de eletricidade estará diretamente associado ao aumento do conforto térmico e ao crescimento do número de equipamentos elétricos disponíveis nas habitações, mas também a uma disponibilidade de equipamentos mais eficientes em termos de consumo.

Considerando o tipo de uso final da eletricidade, verifica-se que os consumos na cozinha e nos equipamentos elétricos foram os mais elevados, tendo sido responsáveis por respetivamente, 42,7% e 46,0% do consumo total de eletricidade em 2020 (40,5% e 32,9%, respetivamente em 2010), mostram os mesmos dados do INE divulgados esta segunda-feira.

Ao analisar a distribuição das fontes de energia por tipo de utilização, a Biomassa foi a principal fonte de energia utilizada no aquecimento do ambiente (67,1%), verificando-se contudo que o Gasóleo de aquecimento representa já uma fatia importante do consumo de energia nesse tipo de utilização (12,4%), assim como a Eletricidade (10,0%), revela o INE.

O consumo de energia para aquecimento de águas foi principalmente efetuado com recurso a equipamentos cuja fonte de energia é o GPL (29,2% através de GPL Garrafa e 12,8% de GPL Canalizado). Os equipamentos a Gás Natural surgem logo de seguida (34,5%). Destaca-se o peso crescente dos Sistemas Solares Térmicos (7,7%; 3,0% 2010) e para a pouca expressão da Eletricidade para esta finalidade (2,7%), mostram os mesmos dados.

Faz ainda notar o Instituto Nacional de Estatística que o consumo de energia na Cozinha (equipamentos utilizados para cozinhar) privilegia a Eletricidade como a principal fonte de energia (57,1%), sendo que o GPL – Canalizado e Garrafas (18,9%), a Biomassa (13,0%) e o Gás Natural (11,0%) também têm um peso relevante.

Leia Também: Eletricidade mantém-se a principal fonte de energia consumida em casa

Campo obrigatório