Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Plantas e animais domésticos não com...

Plantas e animais domésticos não combinam, mas algumas são pet friendly

No que toca a plantas, saiba que todo o cuidado é pouco, já que existem espécies que quando ingeridas podem ser fatais para o seu companheiro de quatro patas. Por isso, conheça as cinco plantas seguras que poderá deixar 'à mão de semear' em casa.

Plantas e animais domésticos não combinam, mas algumas são pet friendly

Gosta de ter plantas em casa e tem animais de estimação? Saiba que todo o cuidado é pouco, já que existem espécies que quando ingeridas podem ser fatais para o seu companheiro de quatro patas. Os animais são seres curiosos por natureza e, por isso, gostam de explorar. Nesse sentido, é melhor colocar as plantas nocivas num local de difícil alcance para evitar surpresas. Ainda assim, há cinco espécies de plantas totalmente seguras e que deverá incluir na decoração de interiores, segundo o portal Imovirtual. Ora veja.

Calatheas e Marantas

As chamadas 'rezadeiras' fazem parte da família Marantaceae e são plantas totalmente seguras para animais. Isto significa que pode preencher o chão da sua sala dos mais variados tipos de Calatheas, ou Marantas, que fazem parte da mesma família, e ficar tranquilo se o seu gato der uma dentada na folhagem, revela o portal.

Note que as Calatheas não gostam de luz direta mas procuram sempre luminosidade difundida. Gostam de humidade no ar e solo húmido. Ainda assim, o Imovirtual alerta para a rega, pois estas espécies pedem água destilada, do desumidificador, da chuva ou desmineralizada.

Chamaedorea Elegans

Trata-se de uma mini palmeira muito utilizada na decoração de interiores que tem a particularidade de purificar o ar, faz notar o Imovirtual.

Vive bem em locais com luz indireta e gosta de humidade elevada. É uma planta vistosa que também suscita a atenção do nossos amigos de quatro patas. Mas não se preocupe pois não apresenta qualquer risco para a sua saúde.

Echeveria

Sublinhe-se que pertence à família das suculentas e por isso é planta ideal para aquelas pessoas que não têm muita paciência para verificar se as regas do jardim estão em dia, isto porque a Echeveria vive bem com o substrato seco.

Resiste a temperaturas elevadas mas prefere temperaturas amenas. Gosta de luz indireta mas também agradece alguma luz solar direta durante as horas de menor calor. De acordo com o portal, é segura para os animais de estimação e vai bem com qualquer tipo de decoração de interior.

Hypoestes

Muito fáceis de cuidar, as Hypoestes são ótimas companheiras de jornada para os iniciantes no mundo das plantas. Ao contrário das Calatheas, não são plantas muito exigentes.

Gostam de luz indireta difusa uma vez que o sol pode queimar a sua folhagem. Saliente-se que a rega só deve ser feita quando a terra estiver ligeiramente seca. Quanto ao perigo para os animais, não apresentam, por isso pode deixa-las 'à mão de semear', afirma o portal.

Chlorophytum

Também conhecidas como as plantas aranha, são espécies que necessitam de luz abundante indireta para se desenvolverem de forma saudável. Apesar disso, as Chlorophytum também suportam sombra, embora esta deva ser evitada.

Devem ter sempre o substrato húmido, especialmente no verão, mas atenção, água em excesso provoca o apodrecimento da planta. À semelhança da Chamaedorea, também são plantas purificadoras do ar e 100% seguras para cães e gatos.

Leia Também: Decorar a casa com plantas: Eis o guia com dicas para todas as divisões

Campo obrigatório