Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Aldeia na montanha em Itália também ...

Aldeia na montanha em Itália também está a vender casas a um euro

A lista de pequenos municípios italianos que decidem vender casas por 1 euro está cada vez maior. A iniciativa nascida na Sicília, já atraiu adeptos em toda a parte e também chegou a Piemonte, mais precisamente, a Borgomezzavalle.

Aldeia na montanha em Itália também está a vender casas a um euro

Depois de a moda de vender casas a 1 euros que começou em Itália ter-se alastrado para outras geografias, chega a vez de Borgomezzavalle, uma aldeia italiana na montanha, que atualmente possui menos de 400 habitantes. Segundo o idealista, que adianta com a informação, esta iniciativa nasceu para evitar o despovoamento e mitigar os edifícios abandonados.

De acordo com a plataforma, comprar uma casa por 1 euro em Borgomezzavalle seria também a solução ideal para quem pode trabalhar à distância, uma vez que a fibra chega à aldeia, um serviço indispensável para trabalhar e estudar com uma ligação adequada à Internet.

“A iniciativa de vender casas por 1 euro na cidade foi concebida e promovida para evitar o perigo de despovoamento e combater o fenómeno do abandono de ruínas e edifícios, um problema comum a muitos italianos nas zonas montanhosas", explica o autarca da localidade, Stefano Bellotti, ao idealista.

Assim, a administração municipal iniciou o processo de localização dos proprietários dos edifícios abandonados, que mostra algumas dificuldades visto ser "difícil identificar os proprietários, muitas vezes estas casas também pertencem a vários proprietários ou mesmo estão registadas em nome dos herdeiros que nem sabem que os herdaram”, sustenta.

Em todo o caso, os primeiros passos para chegar à venda de casas por 1 euro em Borgomezzavalle foram dados em 2016, e em 2017 a iniciativa teve início oficial. “Atuamos como intermediários na venda, mas não somos uma imobiliária, apenas atuamos como vitrine e colocamos vendedores e compradores em contacto”, acrescenta Bellotti.

Em declarações ao idealista, o governante explica que as casas por 1 euro à venda em Borgomezzavalle “necessitam de manutenção, porque estão abandonadas há muitas décadas, estão localizadas em diferentes pontos da aldeia, principalmente no centro histórico, mas também nas zonas vizinhas, necessitam de intervenções estruturais”.

Desde 2017, várias casas foram vendidas por 1 euro. “Ainda que a pandemia tenha abrandado um pouco o processo, continuam a chegar manifestações de interesse”, de acordo com Bellotti. De um modo geral, os compradores vêm de fora do país e, em muitos casos, até de fronteiras nacionais.

Leia Também: Casas a um euro: Há cada vez mais países a aderir, mas e Portugal?

Campo obrigatório