Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Arrendamento Lagos apoia na melhoria das condiçõe...

Lagos apoia na melhoria das condições de habitação dos munícipes

A autarquia aprovou a Estratégia Local de Habitação, no âmbito do 1º Direito, integrando soluções habitacionais ao nível do apoio financeiro aos beneficiários diretos que cumpram os requisitos de elegibilidade do programa.

Lagos aprova a Estratégia Local de Habitação -

Integra soluções habitacionais ao nível do apoio financeiro aos beneficiários diretos que cumpram os requisitos de elegibilidade do programa.

A Câmara de Lagos acaba de aprovar a Estratégia Local de Habitação, no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. De acordo com nota enviada aos jornalistas, desta forma, será possível integrar soluções habitacionais ao nível do apoio financeiro aos beneficiários diretos que cumpram os requisitos de elegibilidade do programa.

Segundo a mesma nota, uma das medidas envolvidas é o apoio financeiro a beneficiários diretos, podendo candidatar-se pessoas que cumpram os seguintes requisitos:

  • Residir em habitação própria de modo permanente;
  • Habitação com necessidade de obras que melhorem as suas condições de habitabilidade e segurança ou que precise de ser adaptada para uma pessoa com incapacidade;
  • Rendimento médio mensal do agregado até 1755 euros;
  • Cidadão nacional ou estrangeiro com certificado de registo de cidadão comunitário ou título de residência válido em território nacional.

Ao município de Lagos cabe a responsabilidade de agregar, avaliar e gerir todos os pedidos de apoio ao abrigo deste programa, remetendo-os para o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), entidade a quem compete a decisão final de atribuição de apoio financeiro, lê-se no documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Recorde-se que o 1.º Direito é um programa de apoio ao acesso à habitação destinado a pessoas ou famílias que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder, sem apoio, a uma solução habitacional adequada. 

Leia Também: Habitação. PRR traz uma novidade: "Financiamento a 100% a fundo perdido"

Campo obrigatório