Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Novas residências de estudantes irão...

Novas residências de estudantes irão somar 367 camas ao Porto e Madrid

Os empreendimentos irão abrir portas dentro de dois anos e serão operados sob a marca Amro Estudiantes. "Juntos irão somar 367 camas ao mercado de student housing ibérico."

Residências de estudantes da Amro -

Os empreendimentos irão abrir portas dentro de dois anos e serão operados sob a marca Amro Estudiantes. 

Nas cidades do Porto e de Madrid, irão nascer mais dois novos projetos de residências de estudantes que irão somar 367 camas. De acordo com a Vida Imobiliária, que adianta com a notícia, os empreendimentos irão abrir portas dentro de dois anos, em 2023, e serão operados sob a marca Amro Estudiantes. Desta forma, a Amro torna-se no mais recente reforço internacional a marcar presença no mercado português de student housing.  

"A Amro Partners expandiu o seu alcance no mercado ibérico com dois novos projetos estratégicos de alojamento para estudantes na capital espanhola, Madrid, e na segunda maior cidade portuguesa, o Porto. Juntos irão somar 367 camas ao mercado de student housing ibérico e consolidar o posicionamento da Amro como promotor e operador PBSA (Purposed Built Student Accomodation) pan-ibérico", revela a empresa britânica.

Segundo a Vida Imobiliária, a cidade Invicta, mais precisamente em Paranhos, foi a localização escolhida para o seu "primeiro projeto no carente mercado de student housing em Portugal." Com inauguração prevista para 2023, esta nova residência irá somar 151 camas.

Sublinhe-se que o projeto do Porto será promovido em simultâneo com a nova residência da Amro na capital espanhola. Desenhada para um terreno com 5.600 m2 na localidade de Getafe, na zona sul de Madrid, este projeto irá somar 216 camas.

Além disso, avança a empresa, ambos os projetos estão enquadrados no seu compromisso Net Zero Carbon 2030, sendo concebidos com o objetivo de obter o selo BREEAM com a classificação 'Outstanding'.

Entretanto, a empresa já fez saber que vai continuar a procurar novos projetos de student housing em Espanha e Portugal ao longo do próximo ano, de modo a "a capitalizar esta fase inicial do mercado, em que o rácio de estudantes para o número de camas dedicadas a este nicho é de aproximadamente 10:1", revela a Vida Imobiliária.

Em causa, está o facto de que "o mercado de alojamento estudantil na Península Ibérica continua criticamente mal servido e, de forma crucial, mostrou a sua resiliência nestes últimos quinze meses." Assim, "os nossos projetos em Madrid e no Porto asseguram que vamos continuar a captar uma fatia significativa do mercado nesta etapa inicial e, como tal, continuamos focados em expandir a nossa presença na região, com novas oportunidades de student housing e multifamily no pipeline", afirma Raj Kotecha, co-fundador e managing director da Amro Partners.

Segundo a Vida Imobiliária, a Amro chegou ao mercado ibérico há três anos, tendo já investido cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento de projetos de student housing na região, dois dos quais foram vendidos à Xior. Atualmente, além dos projetos no Porto e em Madrid, soma já vários projetos em cidades secundárias espanholas, nomeadamente Granada, Málaga, Sevilha, Valência e Pamplona, recorde-se.

Leia Também: Projeto residencial no Porto perto da sua conclusão: Cinco casas T3 e T4

Campo obrigatório