Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Investimentos Interesse de investidores em imobili...

Interesse de investidores em imobiliário é maior no setor residencial

No 2.º trimestre de 2021, verificou-se um aumento na preferência por investimentos nos segmentos residencial e de hospitality e uma forte quebra no segmento logístico, segundo dados divulgados pela PERE.

Interesse de investidores em imobiliário é maior no setor residencial

O interesse de investidores em imobiliário mantém-se. De acordo com os dados divulgados pela PERE, a que o consultor em finanças imobiliárias, Gonçalo Rodrigues, teve acesso, em termos de segmentos de mercado, a pandemia da Covid-19 veio mostrar uma maior preferência da parte de investidores por ativos de residencial e logística.

No entanto, verificou-se uma queda no segmento logístico, no segundo trimestre de 2021. Em sentido contrário, os setores residencial e hospitality registaram um aumento na preferência por investimentos, no mesmo período em análise, escreve Gonçalo Rodrigues para a plataforma Out of the Box.

Segundo o consultor, durante o mês de junho, os investidores em imobiliário revelaram preferir investimentos imobiliários assentes em estratégias value-add, em detrimento de estratégias oportunistas, ou seja, do tipo core.

Isto significa que o dobro dos investidores inquiridos revelaram estar dispostos a adotar este tipo de estratégia de investimento, revertendo-se assim uma tendência de meses passados, revelam os dados da PERE.

Durante a pandemia, observou-se muitos investidores imobiliários a optar por alterar as suas estratégias de investimento e a olhar mais para operações do tipo core ou oportunistas.

Mas, nos últimos meses, o cenário alterou-se. Mostram os mesmos dados que alguns investidores optaram por estratégias mais conservadoras (do tipo core), procurando refugiar-se em ativos com menos risco, revela o consultor. Outros, perante uma expectativa de fortes correções em alguns segmentos do mercado imobiliário, viraram-se para estratégias mais arriscadas, sustenta Gonçalo Rodrigues.

No entanto, à medida que a confiança aumenta no mercado, nota-se um certo regresso a estratégias anteriores à pandemia, faz notar o consultor em finanças imobiliárias.

Sendo que em alguns mercados, principalmente naqueles onde o processo de vacinação encontra-se mais adiantado, verifica-se uma tendência de retorno a um risco/rentabilidade diferente.

Leia Também: Edifícios militares em desuso reaproveitados para habitação acessível

Campo obrigatório