Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Mercado Agentes Desconfinamento traz melhorias aos n...

Desconfinamento traz melhorias aos negócios de compra e venda de casas

Em maio, as expectativas de 53,2% dos profissionais do setor imobiliário inquiridos pelo Imovirtual são para que os negócios aumentem até 25% ou mais nos próximos três meses. Esta é uma evolução significativa face a abril de 2020, quando 48,9% dos inquiridos afirma não ter realizado transações, um valor que tem diminuído progressivamente desde então.

Desconfinamento traz melhorias aos negócios de compra e venda de casas

Em maio de 2021, registaram-se melhorias nas transações dos negócios de compra e venda face ao mês anterior, em comparação com os resultados verificados nos meses de abril, junho e setembro de 2020. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, no mesmo mês em análise, 13,9% dos negócios aumentaram as suas transações e 31,7% mantiveram-se, o que demonstra um aumento e estabilização progressivos, em paralelo com a diminuição também progressiva dos que fizeram poucas ou nenhumas transações.

Estas conclusões surgem do mais recente estudo do portal Imovirtual desenvolvido junto dos seus clientes, no qual analisa as expectativas de evolução dos negócios de compra e venda de casas em Portugal. Os dados partilhados referem-se ao comparativo entre os meses de abril de 2020 a maio de 2021.

Segundo a mesma nota, no que toca às expectativas dos profissionais para o aumento dos negócios do setor para os próximos três meses, pode afirmar-se que estão a evoluir positivamente. Cerca de 36,7% afirmam que vai aumentar até 25% e 16,5% respondem mais de 25%, num total de 53,2% (em comparação com 25,2% em abril de 2020), lê-se no documento.

A grande maioria dos profissionais inquiridos em maio (66,7%) acreditam que os preços do imobiliário vão manter-se nos próximos três meses. Mas, 20,9% acreditam que os valores deverão subir nos próximos tempos e apenas 2,4% acham que será mais do que 25% em relação aos valores atuais.

Relativamente ao número de clientes compradores, 28,5% dos profissionais do setor destacam um aumento do interesse em comprar, em maio, comparativamente a fevereiro de 2021, que registou 16,3%, faz notar o Imovirtual.

De acordo com os mesmos dados, 38,7% dos profissionais indicam que o interesse dos clientes compradores manteve-se, ainda que 31,1% refira que diminuiu. Quanto ao número de clientes vendedores interessados em vender as suas casas, 43,1% dos inquiridos acredita que o interesse se manteve e 14,3% confirma que aumentou. 38,9% dos profissionais considera que o número diminuiu em maio, refere o comunicado.

Por referência ao mercado da construção, 47,7% dos mesmos profissionais estimam que o mesmo vai manter-se ou crescer moderadamente e 34,8% estimam crescimento nos próximos meses. No mercado de arrendamento de longa duração, 43% estimam estabilidade, sendo que 42,8% dos profissionais espera um aumento deste mercado, pode-se ler na mesma nota.

Leia Também: Funchal com novo projeto residencial de luxo: Terá 47 casas e 12 lojas

Campo obrigatório