Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Decoração Eis a peça de decoração que nunca pa...

Eis a peça de decoração que nunca passa de moda, segundo os designers

Qual é a peça decorativa que nunca passa de moda? A decoração vai e volta, mas há uma peça que, desde que surgiu, veio para ficar. E os designers de interiores concordam. Saiba de que peça estamos a falar.

Eis a peça de decoração que nunca passa de moda, segundo os designers

As tendências de decoração de interiores são cíclicas, isto é, vão e vêm. Mas há uma peça decorativa que, desde que surgiu, veio para ficar e todos os designers estão de acordo: O mármore. “O mármore é como a cor preta: é atemporal, chique e sempre estará na moda”, revela a designer Anne Kokoskie ao Apartment Therapy. Já para a designer Lindsay Todd as igrejas e catedrais são um excelente exemplo disso. “Basta olhar para as catedrais em Paris e igrejas de centenas de anos atrás. Os seus pisos e paredes de mármore resistem ao teste do tempo, tanto estética quanto tecnicamente”, sustenta a designer.

É versátil

De acordo com o Apartment Therapy, o mármore complementa muitos outros elementos de design e é um vencedor, independentemente do estilo de cada um. “Misturar mármore com outras texturas e cores pode realmente melhorar o design geral de qualquer espaço”, afirma o designer Jamie King.

E não importa se a sua decoração inclina-se mais para o tradicional, moderno ou toma uma direção totalmente diferente, o mármore tem o poder de ainda complementar a sua configuração. “O mármore cruza estilos de design facilmente”, faz notar a designer Rebecca Johnston.

Em grande parte, isto deve-se à sua versatilidade. “Vem em todos os tipos de cores e variações, o que significa que é um material fácil de caber no seu lar, não importa a estética do design”, acrescenta a designer Amanda Thompson.

Fica muito bem tanto em grandes como em pequenas doses

O mármore fará sempre uma declaração, segundo o Apartment Therapy. Portanto, se o custo o impede de usá-lo em grandes quantidades, não se preocupe e “incorpore-o de formas menores em toda a casa com acessórios, como suportes para livros ou uma peça de destaque como uma mesa lateral”, sugere a designer Courtney Sempliner.

Conta uma história

Embora o mármore reflita o desgaste com relativa facilidade, alguns designers consideram isso como um fator positivo, salienta o Apartment Therapy. “Como pátinas de mármore, tem um senso de caráter e charme que é difícil de replicar noutros materiais”, explica a designer Molly Machmer-Wessels.

E outros profissionais concordam. “Como designer, isso é parte do personagem que me atrai”, declara Sara Cukerbaum, acrescentando que “como proprietário (da peça), deve estar preparado e confortável com o processo de envelhecimento.”

Por seu lado, Lindsay Todd considera que "as marcas e arranhões contam uma história, seja o respingo de vinho tinto do jantar de ontem à noite entre amigos ou a água-forte de limão e frutas cítricas de fazer limonada.”

Leia Também: Construção de piscinas em casa desce 16% em Portugal face a 2020

Campo obrigatório